Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Hospital Fundação do Câncer
Cuidado oncológico e geração de conhecimento

Nascer grande e carregar no nome a experiência e confiança de uma das mais exitosas e reconhecidas instituições dedicadas ao controle do câncer no Brasil é um grande desafio. Em 2019, o Hospital Fundação do Câncer (HFC) se posicionou, definitivamente, no cenário da assistência à saúde como uma unidade de referência no atendimento oncológico e clínico geral no Rio de Janeiro.

Qualidade em todas as áreas é uma premissa que norteiam a gestão, que tem sempre o mesmo foco: prestar o melhor atendimento ao paciente e seus familiares, de forma humanizada, com o máximo respeito e qualidade.

O HFC manteve o rumo da expansão, tanto dos serviços disponíveis como da rede de cobertura e sua estrutura física, o que ajudou a alavancar o crescimento na receita da ordem de 45% em relação a 2018.

No último ano, as equipes do hospital alcançaram conquistas em diversas frentes, como a elaboração e atualização de processos em áreas como Emergência, Ambulatório, Internação, UTI, Centro Cirúrgico e Quimioterapia. Foram criados, ainda, novos protocolos de Transporte Seguro, Segurança do Paciente e Administração de Contraste para Exames de Imagem. Outro exemplo dos avanços obtidos é que a unidade ampliou a carteira de operadoras de planos de saúde, com 13 novas credenciadas, e renegociou contratos e estoques.

Hospital em números

atendimentos realizados

%

de aumento nos atendimentos de emergência

pacientes atendidos

“Parte da expansão do hospital no último ano se deve à inauguração do setor de Radioterapia, que abriu as portas, em julho, equipado com equipamentos novos e de alta tecnologia para tratamento dos pacientes de forma humanizada e prezando pelo máximo conforto em cuidados oncológicos”, destaca o diretor da unidade, Dr. Carlos Frederico Lima.

Isso é possível, continuou o oncologista, graças ao acelerador linear de última geração, que permite um tratamento menos agressivo ao organismo do paciente. “Também contamos com um importante ativo: o humano, parte essencial do processo”, completou.

Gradativamente, o volume de atendimentos cresceu e chegou a 54 por dia. De julho a dezembro, foram realizadas 1.431 aplicações de radioterapia. A unidade já dispõe de infraestrutura para a instalação de um segundo equipamento, que permitirá atender ao dobro de pacientes no futuro.

Hospital em números

cirurgias realizadas

internações, incluindo UTI, Hospital Dia e Unidade de Internação

diagnósticos por Imagem

No campo da Prevenção e Pesquisa, o hospital se associou a parceiros de instituições relevantes e participou de eventos internacionais e publicação de artigos científicos em importantes periódicos da área de oncologia.

O HFC tem buscado estimular o relacionamento com a comunidade científica, a academia e a sociedade, ciente da importância da troca de experiências para ampliar o conhecimento e aplicação de novas formas de tratamento do câncer.

Para saber mais, visite o capítulo  Pesquisa e Ensino deste relatório.