Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Câncer Infantojuvenil

O câncer é a principal causa de morte por doença na faixa de 5 a 19 anos no Brasil. Em crianças e jovens a doença tem evolução rápida, mas o diagnóstico precoce e o tratamento adequado proporcionam chances de até 80% de cura. A Fundação do Câncer tem estreita parceria com Seção de Pediatria do Inca, onde são atendidos 70% dos casos do Estado do Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, contribuiu para a ampliação da UTI Pediátrica, para a construção do Consultório Oftalmológico e para a criação e manutenção da Emergência Pediátrica. Algumas dessas ações com recursos obtidos em parceria com o Instituto Ronald McDonald, a partir da venda de tíquetes da campanha McDia Feliz voltadas para a unidade dedicada a crianças e jovens do Inca.

A Fundação também é parceira do Instituto Desiderata e acompanha de perto a questão do acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil ao integrar o grupo Unidos pela Cura, uma iniciativa do instituto que reúne gestores do Sistema Único de Saúde, serviços especializados e organizações da sociedade civil. O objetivo do grupo é a promoção do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil a partir da capacitação de profissionais de saúde, do acesso em até 72 horas à investigação da suspeita de câncer e do monitoramento do fluxo de encaminhamento de câncer infantojuvenil.

Para chamar a atenção para o tema, por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (23/11), o Instituto Desiderata lança, anualmente, um boletim com um panorama da oncologia pediátrica no Estado do Rio, com apoio da Fundação do Câncer. A publicação pretende difundir conhecimento e análises sobre assuntos estratégicos que de forma objetiva subsidiem tomadas de decisão para a melhoria da rede de atenção ao câncer infantojuvenil.

Para ter acesso ao material, clique na imagem ao lado.

Apoie mais ações como essa e ajude a Fundação do Câncer no controle do câncer no Brasil