Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Plano de Atenção Oncológica

A Fundação do Câncer presta consultoria a estados e municípios de todo o Brasil para melhoria de processos na prevenção e no tratamento de câncer. Esse trabalho contempla ações, programas e projetos necessários à implantação da Política Nacional de Atenção Oncológica em todos os aspectos da educação, promoção à saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, cuidados paliativos, sistemas de informação e regulação assistencial. É elaborado em parceria com as secretarias de Saúde dos estados e municípios envolvidos. Os estados do Rio de Janeiro e do Amazonas já têm o Plano, bem como o município de Macaé.

A consultoria à Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro foi concluída em 2013. O Plano de Atenção Oncológica desenvolvido, com base no diagnóstico da situação no Estado, buscou o uso racional dos recursos disponíveis, com metas e indicadores para acompanhamento e avaliação dos resultados, tendo como princípio básico a equidade e integralidade do tratamento à população, visando reduzir a incidência e as mortes causadas pela doença.

A Fundação também firmou, em 2013, convênio com a Prefeitura Municipal de Macaé para desenvolver o Plano de Atenção Oncológica do município, incluindo projeto de ampliação do Centro Oncológico de Macaé. Ambos concluídos em 2014, com o objetivo de tornar a cidade uma referência na assistência de alta complexidade em oncologia. O plano envolveu todo o desenho da rede de saúde do município e seus desdobramentos para a assistência oncológica integral, indo desde o diagnóstico até os cuidados paliativos, passando pelo tratamento que inclui cirurgia, radioterapia e quimioterapia, além do registro de câncer e pesquisa.

Em 2014, a Fundação prestou consultoria a Secretaria de Saúde do Estado e ao Governo do Amazonas. Entre os serviços,  o diagnóstico e recomendações de ações para melhoria do acesso e qualidade da Rede de Atenção Oncológica do Estado do Amazonas. O projeto, concluído em dezembro do mesmo ano, incluiu também a avaliação dos serviços médicos, processos operacionais, sistemas de informações, faturamento e monitoramento de resultados da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON).

” É cada vez mais essencial inovar em Saúde. Não apenas com tecnologias e métodos diagnósticos, mas com estratégias modernas de gestão. Nesse sentido, temos a expertise necessária para contribuir com o desenho e implantação de planos de atenção oncológica para estados e municípios no contexto da Política Nacional de Atenção Oncológica”, afirma o diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni Jr.

Informações adcionais sobre os serviços de consultoria a estados e municípos relacionados à atenção oncológica podem ser solicitadas pelo email comunicacao@cancer.org.br ou pelo telefone (21) 2505-5600.

Apoie mais ações como essa e ajude a Fundação do Câncer no controle do câncer no Brasil