Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Educação

Ao completar 25 anos de existência, a Fundação do Câncer ampliou a sua atuação e ingressou na área da Educação. A formação / qualificação para atuação na área de oncologia / radioterapia promove grande impacto na vida dos pacientes. Entre 2016 e 2018, a Fundação do Câncer capacitou cerca 1,5 mil pessoas. 

No primeiro semestre de 2016, deu início ao Programa Nacional de Formação em Radioterapia, que objetiva capacitação e atualização de profissionais na área de radioterapia, atendendo à demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2018, a Fundação do Câncer realizou a segunda fase do Programa Nacional de Formação de Radioterapia, iniciativa que vem oferecendo qualificação para profissionais da área de oncologia. Na segunda etapa de  – o Programa de Educação Continuada em Radioterapia (PRO RAD2) – os cursos aconteceram de modo descentralizado em quatro polos: Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Fortaleza. O objetivo era ampliar o alcance do projeto em todo território nacional.

No âmbito do PRO RAD 1, 80 técnicos passaram qualificação e 21 físicos médicos concluíram o mestrado profissional oferecido em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Já no PRO RAD 2, participaram 767 pessoas em 12 turmas, cada uma dividida em três módulos de treinamento: tumores de mama e ginecológicos; tumores de cabeça e pescoço e tumores do trato geniturinário.  Em 2018, 73 instituições de saúde pública, filantrópicas e privadas, localizadas em 24 estados, formaram compromisso de liberação de suas equipes de radioterapia para os cursos. Somando-se as duas etapas do programa, cerca de 1,5 mil profissionais de saúde foram qualificados no âmbito do PRO-RAD 1 e do PRO RAD 2.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e financiado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

O Programa Nacional de Formação em Radioterapia foi idealizado na Fundação do Câncer e desenvolvido em parceria com o Departamento de Ensino do Inca e o Laboratório de Ciências Radiológicas da Uerj para complementar a capacitação e atualização de profissionais na área de radioterapia, atendendo à demanda do Sistema Único de Saúde (SUS), em consonância com o Programa Nacional de Radioterapia do Ministério da Saúde.

Clique aqui e saiba mais sobre o programa

Apoie mais ações como essa e ajude a Fundação do Câncer no controle do câncer no Brasil