História | Fundação do Câncer
DOE AQUI

História

A Fundação do Câncer foi criada em 1991 pelo médico Marcos Moraes – na época, diretor geral do Instituto Nacional de Câncer (Inca) – juntamente com outros três médicos: Jayme Brandão de Marsillac, Ulpio Paulo de Miranda e Magda Cortês Rodrigues Rezende. O objetivo era buscar alternativas econômico-financeiras para ampliar o atendimento do Inca aos portadores de câncer e intensificar as ações de prevenção e controle da doença.

A criação da Fundação abriu um novo canal para o recebimento de recursos da iniciativa privada e também de órgãos públicos e instituições internacionais. O modelo de gestão adotado contribuiu desde então para o crescimento contínuo e estável do Inca.

Os resultados ao longo de 25 anos reafirmam o compromisso presente na gênese da instituição: contribuir para as ações da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. As práticas de governança – incluindo transparência, eficiência e agilidade na gestão dos recursos – asseguram à instituição uma posição de destaque.

A Fundação do Câncer tornou-se referência e conquistou o reconhecimento das comunidades médica e científica e continua parceira do Inca, mas ampliou sua atuação e desafios. Entre os projetos de curto prazo estão operação de um hospital oncológico e de uma unidade de cuidados paliativos.

DE FUNDAÇÃO ARY FRAUZINO A FUNDAÇÃO DO CÂNCER

A Fundação do Câncer nasceu, em 1991, com o nome Fundação Ary Frauzino para Pesquisa e Controle do Câncer, em homenagem ao médico que dirigiu o Inca de 1980 a 1985. Como o nome era grande, logo passou a ser tratada e conhecida como Fundação Ary Frauzino ou FAF.

Para facilitar a comunicação com todos os segmentos da sociedade, em 2008, houve uma simplificação do nome e reformulação da marca. Foi mantida a razão social Fundação Ary Frauzino para Pesquisa e Controle do Câncer e adotado apenas Fundação do Câncer para a comunicação com o grande público. Ao nome resumido, foi acrescentado o slogan “Com você, pela vida”, que transmite de forma sucinta o nosso compromisso.

Untitled-3

O símbolo para nova marca foi inspirado nas fitas de conscientização utilizadas em todo mundo para estimular pessoas a aderirem a grandes causas. A mais conhecida é a vermelha, que simboliza a luta contra a Aids. Cada cor, no entanto, simboliza uma causa. A roxa, entre outras coisas, simboliza a superação do câncer.

Untitled-2