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Um olhar para novas possibilidades

A área responsável por captar investimentos e recursos financeiros para os projetos e programas da Fundação do Câncer inovou no uso de plataformas de doação e ações de engajamento. 

Se 2018 foi classificado como um ano de superação para a Fundação do Câncer, podemos afirmar que 2019 ficou marcado como um tempo de busca pela inovação, especialmente para a área de Captação de Recursos. Afinal, no último ano se formaram novas parcerias estratégicas e o foco se voltou para outros meios de relacionamento com o doador e apoiador da instituição, além dos potenciais novos públicos e contribuintes para as causas defendidas pela instituição.

Ao longo dos anos, a Fundação buscou diversos meios para se aproximar da sociedade, apresentar seu trabalho e conquistar apoiadores para a luta pela vida, por meio da prevenção e controle do câncer. E seguindo as tendências e práticas mais atuais, se adaptou e aderiu às novidades alinhadas ao modelo de negócio e sustentabilidade.

Sob a perspectiva da inovação, em 2019, nasceram duas parcerias que destacamos. A primeira foi a plataforma Presente Solidário, onde qualquer pessoa com acesso à internet pode criar um perfil no site e organizar uma campanha de doação de presentes de aniversário, casamento e outras celebrações em forma de recursos financeiros para Fundação do Câncer. 

Outra modalidade de contribuição permite que o doador ajude sem tirar dinheiro do seu bolso: é a plataforma Pólen. Ela converte parte dos gastos em compras nos sites parceiros em valores que são revertidos para doação. Essas são duas ações que demonstram o esforço da instituição em diversificar sua gama de opções de engajamento.

“A área de Captação de Recursos é responsável pelo relacionamento com os doadores, sejam pessoas ou empresas, além de trabalhar para sensibilizar novos pares a fortalecer cada vez mais nossa rede de solidariedade, tornando sempre positiva a experiência da doação em prol da missão institucional da Fundação, que é atuar no controle do câncer”, explica a responsável pela área, Laís Gallier.

Quando se fala na relação com os doadores, esse foi mais um ponto tratado com total transparência, inclusive diante dos desafios causados pela necessidade de atualização do sistema informatizado. O desenvolvimento de um novo programa de relacionamento foi uma das grandes demandas do ano para a construção de uma plataforma totalmente reformulada, moderna e com mais recursos para interação, a ser lançada em 2020.

No último trimestre do ano, a área trabalhou intensamente para realizar e ampliar campanhas temáticas de captação e sensibilização. Foi o caso da ação “Outubro + que Rosa”, de prevenção ao câncer de mama. Em parceria com shoppings e lojas do Rio de Janeiro, alguns estabelecimentos destinaram percentuais das vendas de produtos selecionados para doar à Fundação do Câncer. A programação incluiu uma semana de atividades em um evento aberto ao público no Shopping Nova América.

“Para 2020, a missão da área de captação é ampliar a base de apoiadores, contribuindo para que cresça de maneira cada vez mais sólida e contínua. Isso será possível apenas através de gestos de solidariedade como a doação”, explica Reinhard Braun, diretor de Produtos da Fundação do Câncer.