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Prevenção

O ano de 2021 trouxe desafios importantes para nossa Comunicação. Para vencê-los, começamos pela definição de um tema central para as ações no escopo da prevenção do câncer do colo do útero, o lançamento de um novo prêmio em âmbito nacional para ações na área da Oncologia e o retorno do foco a temas históricos, como o controle do tabagismo, especialmente, destacando o novo hábito do cigarro eletrônico e suas variantes. Fizemos história em todos eles e seguimos ampliando os temas tradicionais do nosso calendário de prioridades.

Informação que salva vidas

Imagine uma cena bastante corriqueira em tempos de pandemia: em seu ambiente de trabalho administrativo, em frente a uma tela, uma mulher acaba de fechar mais uma sala de reunião virtual. Acontece o tempo todo, não é?

A diferença é que, no dia 4 de janeiro, em Santos-SP, após clicar no botão que encerra a reunião, uma mulher tomou uma atitude que, provavelmente, salvou sua vida: buscou o médico para investigar um sinal diferente que notou em sua pele, bastante parecido com o que tinha visto minutos antes em uma apresentação virtual sobre câncer de pele realizada pela Fundação do Câncer.

Esta foi uma das muitas ações no âmbito da campanha de comunicação #VerãoLaranja, desenvolvida por meio da parceria institucional com a concessionária Ecoponte, no Rio de Janeiro, com apoio do grupo Ecorodovias, em âmbito nacional.

A consulta médica da nossa personagem real resultou em um diagnóstico positivo para um câncer de pele maligno. A cirurgia foi marcada, o câncer retirado e os tratamentos pós-cirúrgicos iniciados. Pela ação no tempo certo, espera-se que não tenha maiores problemas em decorrência da doença.

A história que acabamos de narrar envolve muitos componentes técnicos da área de Comunicação Institucional, desde a parceria com organizações privadas (Ecoponte/Ecorodovias e Dermage), numa ação de co-branding; o apoio de personalidade como embaixadora da ação, a atriz Evelyn Castro (TV Globo), o apoio de profissionais que doam serviço (fotógrafa Andréa Rocha) e muito esforço dos times de Comunicação, envolvendo Assessoria de Imprensa, Marketing Digital e Institucional, que resultaram numa ação que atravessou os três meses do verão 2021/2022 e colheu resultados expressivos.

Mas, nenhum dado é capaz de emocionar todo o time que veste a camisa da Fundação do Câncer como aquele que representa UMA mulher que teve a vida transformada após uma palestra. Todo esforço vale a pena para chegar até aquela ação que resulta na virada de chave que muda a história de UMA vida. E, sabemos, ninguém vive sozinho; ao agir no tempo certo, ela se deu a chance de continuar ao lado de sua família por muitos anos.

Olhando para nossa marca, entendemos bem por que cada história nos emociona tanto e supera qualquer outro relatório. Ali, já expressamos nossa forma de enxergar a singularidade da vida. Por isso, um slogan no singular. “Com VOCÊ, pela vida” expressa e reafirma que a Fundação do Câncer trabalha para salvar tantas vidas quanto puder. E, por isso, se aproxima e se comove com cada história, uma a uma.

Esta seção é dedicada à nossa personagem real, cuja identidade manteremos anônima, para preservar sua privacidade. Foi por VOCÊ, moradora de Santos-SP, e por cada pessoa impactada por nosso trabalho que fizemos tudo o que vamos mostrar nos cards a seguir.

Comunicação em Números

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Campanhas de Mobilização

Veja a seguir os fatos sobre nossos principais projetos de mobilização no último ano

Slogan e Marca Comemorativa dos 30 Anos

A Fundação do Câncer criou uma assinatura comemorativa, composta por uma marca e um slogan. O tema inovação, que sempre fez parte do DNA da instituição, foi o norteador. E, como instituição que trabalha com foco na vida, os temas foram interligados na campanha “Fundação do Câncer 30 anos: Inovar para Viver, Viver para Inovar”.

Lançamento e divulgação do Prêmio Marcos Moraes

A Fundação do Câncer teve papel definitivo na elaboração e divulgação do projeto, com enorme repercussão no ano de estreia. Foram criadas a logomarca e a página exclusiva na Internet, conquistadas diversas matérias em veículos de comunicação de todo o País além de parcerias com instituições para ampliar e divulgar para os públicos segmentados e atrair a atenção dos profissionais da área e possíveis concorrentes.

Prevenção do câncer do colo do útero

O tema foi definido como um dos pilares de atuação no novo Planejamento Estratégico e a Comunicação deu visibilidade pública à causa, reforçando a participação da instituição nas discussões sobre o controle da doença, destacando-a como um importante interlocutor nos principais fóruns e datas temáticas sobre o assunto.

Prevenção do HPV

Na Ponte Rio-Niterói, em parceria com a concessionária Ecoponte, veiculamos a campanha “Prevenir é sempre a opção número 1”, para reforçar a importância da vacinação contra o HPV, principal responsável pelos casos confirmados de câncer de colo do útero, com desdobramentos nas redes sociais e imprensa.

Lançamento do projeto para combater o câncer do colo do útero

Em apoio à Iniciativa Mundial de Eliminação do Câncer do Colo do Útero, da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Fundação do Câncer lançou, no dia 17/11, o projeto para combate à doença em coletiva de imprensa com importantes veículos. O assunto ganhou destaque no Jornal Nacional.

Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio

Lançamento do e-book “Cartilha prática para parar de fumar”, disponibilizado gratuitamente, via internet. A Fundação do Câncer pautou os veículos e conseguiu importantes espaços, com destaque para matéria de 4 minutos no Jornal Nacional. Foram mais de 12 mil acessos na página do material e quase 7 mil downloads da cartilha.

Rosa e Azul: Mulheres e Homens no Caminho da Prevenção

Em parceria com a Ponte Rio-Niterói, unimos os temas câncer de mama e câncer de próstata, que são os que mais acometem mulheres e homens brasileiros, respectivamente. A campanha do Outubro Rosa + Novembro Azul foi uma ação integrada para lembrar que os cuidados com a saúde da mulher e do homem devem ter a mesma atenção.

Verão Laranja

Na onda do bom humor, com apoio da atriz Evelyn Castro (TV Globo), criamos a campanha “Neste Verão, filtro solar, sombra e água fresca”. Em parceria com a Ecoponte, foram instalados painéis na Ponte Rio-Niterói, além de painéis na praça do pedágio, palestras e ação de abordagem com motoristas e distribuição de filtro solar, com apoio da Dermage e da Polícia Rodoviária Federal.

Estatísticas

  • Mídia exterior: 9 milhões de usuários mensais na Ponte Rio-Niterói (média)
  • Palestra exclusiva: 200 espectadores (maior público para uma ação on-line no grupo Ecorodovias)
  • Evento: + 5 mil folders sobre prevenção do câncer de pele com sachês de filtro solar distribuídos na Ponte Rio-Niterói. 
  • Revista: veiculação de anúncio e reportagem na Revista Ecoponte Digital.