Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Com o trabalho intitulado “Câncer do colo do útero no Brasil: foco no futuro”, a Fundação do Câncer participou do 47º Congresso Internacional de Registros de Câncer de Língua Latina (GRELL 2023), realizado no início de junho, na França. De forma virtual, Rejane Reis, bióloga epidemiologista da Fundação, apresentou os resultados do boletim científico info.oncollect, publicado em novembro do ano passado, que traçou perspectivas para o futuro da doença, buscando melhorar a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero no Brasil.

Durante o encontro, diversos temas foram abordados em relação ao cuidado integral ao paciente com câncer e à qualidade dos dados de registros de câncer em diversos países. Foram discutidos assuntos como morbidade hospitalar, incidência populacional, mortalidade e sobrevida. Além disso, um tema de extrema importância que recebeu destaque foi o uso da inteligência artificial (IA) e big data nos registros de câncer. Outra questão levantada foi a existência de iniquidades territoriais e sociais no acesso aos cuidados oncológicos.

“Participar de eventos dessa natureza é uma oportunidade única e de extrema importância para todos os profissionais da área, além, é claro, de poder levar o nome da Fundação do Câncer para o meio. Esses eventos reúnem especialistas, pesquisadores e profissionais de saúde de diferentes partes do mundo, proporcionando um ambiente rico em conhecimento. Possibilita também a atualização do conhecimento, no que tange aos avanços que estão acontecendo na área de registros de câncer”, destacou Rejane Reis.

 

 

Compartilhe