Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Palestras sobre autoconhecimento, autocuidado, práticas de relaxamento e um espetáculo de ópera. Foi essa a programação pensada especialmente para o ‘Outubro + que Rosa – A vida é um espetáculo’, evento organizado em conjunto pela Fundação do Câncer, o Instituto ZENcancer e o Theatro Municipal, para as mulheres profissionais da saúde.

O evento, ocorrido no dia 25 de outubro, teve início com uma abertura feita pelo diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni: ”Promover um evento como esse para as mulheres profissionais de saúde que desempenham um papel fundamental na sociedade é, sem dúvida, um dia de aprendizado e inspiração. Queremos aqui demonstrar a importância de cuidar de si mesmo para melhor cuidar dos outros”, declarou o cirurgião oncológico e representante da Fundação.

A idealizadora do ZENcancer, Luciana Lobo, que também é professora de yoga, conduziu um momento de meditação, proporcionando às participantes a oportunidade de se ‘desconectar’ do estresse cotidiano e de reconectar consigo mesmas, trazendo serenidade e equilíbrio emocional. “Esse foi nosso grande propósito no dia de hoje, fazer com que cada uma olhe para dentro de si e saia do papel de profissional de saúde. Queremos que elas saiam daqui mais conscientes de cuidar de si mesmas e guardem esse dia na memória como um momento feliz na vida delas”, destacou a professora de yoga.

Depois de um momento relaxante, a psicóloga Maria Alice Maranhão, abordou questões cruciais de autoconhecimento, autocuidado e bem-estar, essenciais para as profissionais de saúde, que muitas vezes se dedicam intensamente ao cuidado dos outros negligenciando a si mesmas. Em seguida, Bruno Lima, coordenador do Núcleo de Movimentação Humana no Instituto ZENcancer ofereceu ensinamentos sobre a importância do autocuidado, atividade física e práticas de relaxamento no dia a dia das profissionais de saúde, a fim de proporcionar um equilíbrio entre corpo e mente.

A consultora médica da Fundação do Câncer, Flávia Corrêa, teve um momento de bate-papo sobre a saúde da mulher, abordando temas como câncer de mama, câncer do colo do útero, câncer de pele e câncer colorretal. A médica destacou que “o importante não é só focar nas cores do mês, como o Outubro Rosa, o Novembro Azul ou o Dezembro Laranja, mas no cuidado da saúde o ano inteiro.”

Viviane Valente, enfermeira do Hospital Federal de Ipanema, disse que esse tipo de ação gera não só autocuidado, mas empatia umas com as outras. “Temos que nos cuidar para estar preparadas para assistir a quem está doente, cuidar da família, não levar as questões do ambiente profissional para casa. Temos que saber conviver com as nossas dores e a dor do outro”.

As atividades foram encerradas com uma apresentação musical com os solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em comemoração ao Dia Mundial da Ópera.

Compartilhe