Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Publicação busca sensibilizar gestores públicos, profissionais de saúde e organizações para aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer

No Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil – 23 de novembro – o Instituto Desiderata lançou o guia “Unidos Pela Cura: tecnologia social para promoção do diagnóstico precoce do câncer infantil”. O documento é inspirado na metodologia da experiência do Unidos Pela Cura, aplicada há mais de 15 anos, no Rio de Janeiro. A Fundação do Câncer é parceira do Instituto Desiderata e apoia a divulgação do documento.

O projeto, resultado do trabalho coletivo que envolve gestores públicos, especialistas e sociedade civil, proporcionou grandes avanços na organização de um fluxo ágil de encaminhamento de casos suspeitos de câncer para os centros de referência. Antes do Unidos Pela Cura, o prazo médio entre a identificação dos primeiros sintomas e o início da investigação, no município, era de 60 dias. Hoje, 90% das crianças identificadas com casos suspeitos na atenção primária chegam aos centros especializados em até 3 dias úteis.

“Este guia auxilia na organização de uma rede que garante a suspeição precoce do câncer em crianças e adolescentes e os encaminhe rapidamente para a confirmação ou exclusão do diagnóstico. A partir da experiência com o Unidos Pela Cura no Rio, partimos do princípio de que não é possível implementar uma política eficaz para o tratamento de maneira desintegrada. É preciso envolver todos os atores para que ela funcione”, conta Roberta Costa Marques, diretora executiva do Instituto Desiderata.

Conheça o guia “Unidos Pela Cura: tecnologia social para promoção do diagnóstico precoce do câncer infantil.

Principal causa de morte por doença

O câncer é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil e o diagnóstico precoce é fundamental para seu controle. Além disso, as taxas de mortalidade são muito desiguais entre as diferentes regiões do país.

A elaboração do guia reforça a necessidade de expandir iniciativas como o Unidos Pela Cura e sensibilizar gestores públicos, profissionais da saúde, organizações da sociedade civil e outros interessados em ampliar as chances de cura do câncer infantil no país de maneira mais equânime.

O documento orienta de maneira didática como iniciar a organização de um fluxo ágil para a suspeição e diagnóstico precoce do câncer infantil na sua localidade em apenas 8 passos. O acesso ao tratamento no menor tempo possível é fundamental para aumentar as chances de cura, reduzir o tempo de internação e trazer qualidade de vida aos sobreviventes.

O lançamento do guia é mais um passo para sensibilizar outros territórios no Brasil e tornar o trabalho do Unidos Pela Cura uma referência para a política do SUS de promoção do diagnóstico precoce e tratamento do câncer infantojuvenil.

Clique aqui para conhecer e baixar o guia “Unidos Pela Cura: tecnologia social para promoção do diagnóstico precoce do câncer infantil.

Compartilhe