Nos ajude nessa causa DOE AGORA
Apesar da sensação de relaxamento, o fumo é um estimulante e atrapalha o sono dos fumantes , além de causar várias doenças
 
Todos sabem que o cigarro faz mal à saúde e pode causar muitas doenças. O que muitos fumantes ignoram é que vários  dos problemas para dormir também podem estar diretamente relacionados ao fumo. A sensação de relaxamento que vem após uma tragada é ilusão, segundo especialistas, pois a nicotina, principal substância contida no cigarro, é um forte estimulante.
 
“Você pensa que está ficando mais tranquilo e relaxado, mas, na verdade, o organismo está totalmente ativo”, explica Renata Federighi, consultora do sono da Duoflex, fabricante de travesseiros de alta tecnologia.
 
“Diversas pesquisas mostram que fumantes sofrem alterações no sono. A maioria tem dificuldade para começar a dormir e  manter o sono, acordando diversas vezes durante a noite”, diz a especialista.
 
Foi o caso do publicitário Daniel Vieira, que fumou durante 8 anos e parou há 3 meses. “Eu não conseguia mais dormir profundamente. Depois que parei, senti uma melhora imediata no meu sono. É outra vida”, conta ele.
 
Além do efeito estimulante, a médica Alyne Bordoni Vieira, do Hospital San Paolo, diz que o tabaco também tem influência na respiração. “O cigarro causa queimaduras nas mucosas e no pulmão. Fumantes não têm um sistema respiratório saudável e isso prejudica o sono”, explica.
 
Além de causar fadiga e irritabilidade, a falta de sono também pode trazer sérias consequências para a saúde. “É durante o sono que o corpo libera hormônios importantes para o metabolismo. Dormir mal causa, a longo prazo, problemas como diabetes, obesidade, depressão e outros”, alerta Alyne.
 
Para os que pretendem parar de fumar, Renata dá uma boa notícia. “Em algumas semanas sem cigarro, o organismo já começa a se recuperar e a pessoa dorme melhor”, garante.
 
 
 

 

Dicas para dormir melhor:
 

Dê adeus ao cigarro para sempre:
Não tem jeito, quem quer dormir melhor precisa parar de fumar. É o primeiro passo para uma boa noite de sono.
 
Pare de comer três horas antes da cama:
Para que o metabolismo entre em repouso, é preciso parar de comer três horas antes de dormir. Evite também comer coisas pesadas à noite.
 
 
Mantenha o quarto silencioso e escuro:
A melatonina, hormônio que controla o sono, só é liberada quando o ambiente  está calmo e a iluminação  reduzida.
 
Evite ver TV, usar computador e celular:
Aparelhos eletrônicos são estimulantes. Fuja deles e dê preferência a um livro.


Evite dormir de barriga para baixo:
Quando ficamos de bruços, dobramos o pescoço. A respiração fica comprometida e a coluna fica torta. Prefira dormir de lado.
 
Invista no colchão e no travesseiro:
Vale a pena investir um pouco mais de dinheiro e um colchão e um travesseiro de qualidade. Consulte um especialista.
 
 
 

 
O fumo não só atrapalha o sono como também causa  outras doenças
 

Câncer
Além do conhecido câncer no pulmão, o cigarro causa câncer na boca e nos dedos também.
 
Doenças cardiovasculares
Hipertensão, trombose e infarto são apenas alguns dos problemas cardiovasculares causados.
 
DPOC
A doença pulmonar obstrutiva crônica, que se parece com uma asma grave, é comum em fumantes.
 
Diabetes
O tabagismo, além de contribuir com a obesidade, é um fator de risco para o diabetes.
 
 
 
 
 
Compartilhe