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Prevenção

A Fundação do Câncer acredita que a informação é uma commodity fundamental para auxiliar no controle do câncer em nosso país. Para isso, precisamos usá-la de forma eficiente, responsável e democrática, de modo que o conhecimento sobre a prevenção à doença chegue corretamente ao maior número de brasileiros.

Informação que salva vidas

Entendemos que através de campanhas informativas e educativas cumprimos nosso papel de disseminar informações não somente para a população, mas também para os profissionais de todas as esferas da saúde pública e privada. E com isso, aumentamos a conscientização do papel de cada um nos cuidados com a saúde e na prevenção da doença.

Essa atitude está expressa no nosso slogan “Fundação do Câncer: com você, pela vida”, porque acreditamos que cada vida salva é importante para todos nós da Fundação.

Por isso, desenvolvemos diversas ações nesse sentido.

 

Projeto MPT/RJ Mesotelioma

Projeto desenvolvido junto ao INCA e financiado por termo de ajustamento de condutas firmado entre Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro e empresas processadoras de asbestos, visando diversas intervenções em relação ao mesotelioma, neoplasia do mesotélio, tecido de revestimento de determinados órgãos, causada por asbesto, também conhecido como amianto.

 

Unidos Pela Cura / Instituto Desiderata

  • Apoio ao Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro;
  • Membros efetivos do Comitê Estratégico do Unidos pela Cura – visando o diagnóstico precoce e tratamento imediato do Câncer Pediátrico no RJ;
  • Apoio com ferramenta de Educação à Distância.

Campanha de Mobilização

Conheça a seguir nossas principais ações de mobilização de 2022!

Prevenção do Câncer do Colo do Útero

A prevenção do câncer do colo do útero foi definido como um dos pilares de atuação da Fundação do Câncer a partir de seu novo Planejamento Estratégico. Alinhada à essa definição, a Comunicação direcionou seus esforços para fomentar o tema e integrá-lo à visibilidade pública da instituição, reforçando sua participação nas discussões sobre o controle da doença e destacando-a como um importante interlocutor da causa.

Dentre as ações implementadas em 2022, a Fundação do Câncer firmou parceria com o autor do best seller ‘O Papai é Pop’, Marcos Piangers para uma campanha digital realizada no Dia dos Pais, cujo objetivo era conscientizar os pais de crianças e jovens sobre a importância da vacina contra o HPV.

Também lançamos no Dia Mundial da Saúde um guia, no formato e-book, fruto do levantamento sobre câncer do colo do útero com dúvidas de mais de 2,7 mil profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários sobre prevenção e rastreio da doença. O guia vai ajudar a falar de forma mais clara e menos técnica com a população, proporcionando maior alcance a informações importantes para o esclarecimento público. Acesse o material neste link .

Diversas instituições de todo o mundo se uniram para celebrar o Dia Mundial do Câncer, neste 4 de fevereiro, sob a coordenação da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). O intuito foi chamar a atenção para as desigualdades e mostrar que o tratamento da doença precisa ser acessível a todos. A Fundação do Câncer, instituição parceira da UICC nessa causa, divulgou um levantamento inédito que revela que muitos casos e mortes da doença poderiam ser evitados. A pesquisa Conhecimento e práticas da população e dos profissionais de saúde sobre prevenção do câncer do colo do útero teve como objetivo identificar as barreiras e as lacunas sobre a vacinação contra HPV e o rastreamento para o câncer do colo do útero, responsável pela morte de mais de seis mil mulheres por ano no Brasil

Cigarro eletrônico: parece inofensivo, mas não é

O uso do tabaco está ligado a pelo menos 20 tipos de câncer, segundo a União Internacional para Controle do Câncer (UICC), e o tabagismo engloba o consumo não só de cigarro comum, mas a utilização de cigarros eletrônicos, vapes, e-cigarette, pod e tabaco aquecido.

Em parceria com a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e a Ecoponte, a Fundação do Câncer mirou nas universidades para esclarecer e alertar os jovens sobre os perigos do chamado cigarro eletrônico. A campanha foi motivada por uma pesquisa do Ministério da Saúde que apontou que mais de 2 milhões de pessoas já usaram os chamados dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), sendo a maior prevalência entre jovens entre 18 e 24 anos.

A mobilização, que teve início no Dia Nacional de Combate ao Fumo (26 de agosto) e se estendeu até o fim do ano, englobou as 247 instituições de ensino superior associadas a ANUP visando atingir 3 milhões de jovens do País. Com mensagens e peças de comunicação voltadas a esse nicho, a Fundação do Câncer disponibilizou cerca de 20 peças para uso gratuito em diversas plataformas (posts para redes sociais, WhatsApp card, cartaz e banner para site) pelas instituições de ensino mobilizarem seus alunos. As mensagens também foram divulgadas nos painéis de LED nas cabines de pedágio da ponte Rio-Niterói.

 

 

Outubro + que Rosa

Nossa campanha do Outubro Rosa contou com apoio da atriz Isabel Fillardis que, literalmente, vestiu a camisa da Fundação para divulgar a importância dos cuidados com a saúde. Nosso material de divulgação foi disponibilizado no site e nas redes sociais, com repercussão também no perfil da atriz. A Fundação do Câncer aproveitou a ocasião para alertar que muitas mulheres, em função da pandemia da Covid-19, deixaram de fazer seus exames de rotina, como a mamografia, e recomendou que fossem retomados os preventivos do colo de útero e colonoscopia para diagnóstico de câncer colorretal, fundamentais para o controle da saúde da mulher.

A atriz também esteve na sede da Fundação do Câncer para conversar com os colaboradores e recebeu o agradecimento de toda equipe.

 

 

Verão Laranja

A Fundação do Câncer e a Ecoponte, concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói, firmaram mais uma parceria para alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer de pele, tumor de maior incidência no Brasil, com cerca de 185 mil novos casos da doença (melanoma e não melanoma) a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A campanha que começou a ser veiculada no dia 22 de dezembro se estendeu por todo o verão com mensagens como ‘Curta o verão, use protetor solar’, ‘Curta o verão, hidrate-se bastante’ e ‘Curta o verão com muita proteção’. Os alertas foram divulgados nas mídias sociais da entidade e, também, exibidos nos painéis de LED, nos dois sentidos da Ponte Rio-Niterói. A ação permitiu que os mais de 150 mil veículos que trafegam diariamente nos dois sentidos da via fossem impactados pelas mensagens. Também foi disponibilizado um folder digital sobre cuidados com a pele e orientações sobre como identificar um potencial câncer de pele.