Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Campanha Novembro Azul: Saúde é para compartilhar

Tradicionalmente, a campanha Novembro Azul, originária da Austrália, trata do câncer de próstata e alerta para a necessidade de acompanhamento da saúde pelos homens. A Fundação do Câncer vai além, lembrando os principais tipos da doença, sem deixar de orientar para a necessidade de cuidarmos uns dos outros. Falando em saúde do homem de modo geral, visando estimular que todos cuidem de todos, pais e filhos, amigos e parentes, a Fundação do Câncer lança nas redes sociais, internet e site a campanha Saúde é para Compartilhar. Como estímulo, histórias de pessoas como Jeovah Melo, 83 anos e seu filho Júnior, de 56, que são muito próximos e compartilham os hábitos de vida, sempre com foco no afeto e na preservação da saúde. “Eu faço meus exames sempre. Não tenho vergonha de ir ao médico, tenho é medo de ficar doente”, comenta Jeovah. “Não preciso pedir para ele marcar ou ficar em cima. Nesse ponto meu pai é muito consciente. Com 83 anos ele vai aos médicos, faz acompanhamento. Sabemos que é normal depois de uma certa idade o aumento da próstata, então, o acompanhamento é importante. Eu também faço meu exame de dois em dois anos, além de ter meus hábitos saudáveis”, completa Júnior.

De acordo com as estimativas do Ministério da Saúde, os tipos de câncer mais incidentes em homens são os de próstata, com 65.840 novos casos novos previstos para este ano, seguido pelo de cólon e reto, com estimativas de 20.540 novos casos este ano e os de traquéia, brônquio e pulmão, que alcançam 17.760 novos casos estimados. Estes ficam atrás apenas do câncer de pele não melanoma, o mais comum em toda a população (homens e mulheres). Os exames de sangue como PSA, de colonoscopia, em casos recomendados pelos médicos, e o acompanhamento da saúde e de eventuais sintomas é importante para identificação de doenças e tratamento precoce.

Alerta on e off line

Quem passar pela ponte Rio-Niterói, sentido Rio, vai ver a nova campanha duo da Fundação do Câncer: Outubro Rosa e Novembro Azul. “Essa é uma ação integrada para lembrar que os cuidados com a saúde da mulher e do homem devem ter a mesma atenção. Cada um com seus exames e cuidados específicos, mas todos precisam atentar para os cuidados contra o câncer”, destaca o diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni. Os casos novos de câncer de mama no Brasil devem ultrapassar 66 mil e os de próstata 65 mil somente este ano, segundo o Ministério da Saúde. O alerta é para todo o Brasil. A campanha tem apoio da Ecoponte.

Na mídia digital, a Fundação do Câncer também está presente com a campanha Saúde é para Compartilhar, com posts em suas redes sociais. A ideia é alertar e orientar a população sobre a importância dos exames e do acompanhamento médico. Além de sugerir o incentivo de familiares e amigos para os cuidados com a saúde.

Doe para Fundação do Câncer e apoie ações de prevenção e controle do câncer!