A Fundação do Câncer marcou presença no FIS Week 24, um dos maiores eventos de inovação e tendências em saúde da América Latina, onde seu diretor executivo, Luiz Augusto Maltoni, conduziu o painel ‘Compartilhamento de Riscos Oncológicos e a Sustentabilidade de Longo Prazo da Saúde’, que contou com especialistas como Ana Paula Pinho, diretora de impacto social do A.C.Camargo Cancer Center, Carlos Gil, presidente do Instituto Oncoclínicas e Renata Curi, diretora de acesso ao mercado da Interfarma.
“A presença em eventos como o FIS Week facilita a colaboração entre os diversos setores da saúde, líderes e empresas interessados em desenvolver projetos personalizados de atenção na Saúde, um setor em expansão. Essa sinergia impulsiona ainda mais o avanço do setor e contribui para melhorar o acesso à saúde para toda a população. Estamos felizes em sermos parceiros e animados com o que está por vir.”, destaca Luiz Augusto Maltoni, diretor executivo da Fundação do Câncer.
A participação da Fundação no evento reforça sua expertise em desenvolver Planos de Atenção Oncológica que otimizam a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, alinhados à Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer e ao SUS. Esses planos, já implementados em estados como Rio de Janeiro e Amazonas, além de municípios como Macaé e Niterói, têm sido fundamentais para atender à demanda por cuidados oncológicos no país, que deve atingir 704 mil novos casos anuais até 2025, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). “Inovar em saúde é essencial, não apenas com novas tecnologias e métodos diagnósticos, mas também com estratégias modernas de gestão”, afirma Maltoni.
Para fortalecer ainda mais essas estratégias, a Fundação do Câncer desenvolveu o Oncollect – Inteligência em Câncer, uma plataforma criada pela instituição, que auxilia na gestão de dados e otimiza o planejamento das ações. Combinando inteligência artificial e integração de registros eletrônicos, o software permite que instituições de saúde capturem e analisem informações de forma estruturada e eficiente, criando uma base de dados completa que facilita a tomada de decisões. Outro braço da Fundação na gestão de saúde é o apoio na navegação de pacientes. Essa iniciativa foi criada para garantir que cada paciente receba acompanhamento integral e contínuo, desde o diagnóstico até o pós-tratamento, com profissionais treinados para auxiliar em cada etapa.
Além de sua atuação na gestão de saúde, a Fundação do Câncer também desempenha um papel educacional de prevenção ao lançar campanhas, como o movimento VapeOff, que foi exposto em estande na feira do evento. Essa iniciativa oferece recursos e atividades didáticas para capacitar educadores de escolas e universidades na prevenção ao uso de cigarros eletrônicos entre jovens. Abordando riscos à saúde, o apelo da indústria e estratégias de prevenção, o movimento visa promover ambientes saudáveis e estimular o protagonismo dos jovens na defesa da saúde como multiplicadores de boas práticas.