Com você, pela vida
A Fundação do Câncer foi criada em 1991 pelo médico Marcos Moraes – na época, diretor geral do Instituto Nacional de Câncer (INCA) – juntamente com outros três médicos: Jayme Brandão de Marsillac, Ulpio Paulo de Miranda e Magda Cortês Rodrigues Rezende. O objetivo era buscar alternativas econômico-financeiras para ampliar o atendimento do INCA aos portadores de câncer, além de fortalecer as medidas de prevenção e controle da doença.
Inicialmente denominada Fundação Ary Frauzino para Pesquisa e Controle do Câncer, em homenagem ao oncologista Ary Frauzino (1917-1986), que foi diretor geral do INCA entre 1980 e 1985, a instituição manteve a razão social e adotou a Fundação do Câncer como nova marca em 2008.
A criação da Fundação abriu um novo canal para o recebimento de recursos da iniciativa privada e também de órgãos públicos e instituições internacionais. O modelo de gestão adotado contribui, desde então, para o crescimento contínuo e estável do INCA. A Fundação do Câncer segue apoiando o INCA em diversas frentes, mantendo uma relação de colaboração sólida e duradoura. Essa parceria se traduz em projetos e programas conjuntos que tem por objetivo o controle do câncer por meio de ações integradas de captação de recursos, prevenção, pesquisa, assistência e educação.
A experiência de gestão, execução e administração de projetos para o controle do câncer com o INCA, levou a Fundação a expandir seus serviços, oferecendo consultoria, desenvolvimento, implantação de modelos, gerenciamento de recursos e planos de atenção oncológica para o controle do câncer, incluindo levantamento de registros de base populacional e monitoramento de dados clínicos, para instituições estaduais e municipais de saúde e pesquisa e, também, para instituições privadas com atividades na área oncológica.
Mesmo com as novas atividades, a Fundação do Câncer continua mantendo apoio ao INCA e todas as atividades do Programa Nacional de Controle do Câncer. Juntas, as duas instituições seguem trabalhando em prol de um bem comum: reduzir o impacto do câncer no Brasil e melhorar a qualidade de vida da população.
A Fundação do Câncer tornou-se referência e conquistou o reconhecimento das comunidades médica e científica e permanece contribuindo para o controle do câncer no país. Dois projetos se destacam nessa área: o info.oncollect e o Prêmio Marcos Moraes. A publicação info.oncollect traz levantamento de dados sobre câncer e revela o cenário brasileiro sobre a morbimortalidade da doença, auxiliando gestores de instituições privadas e poderes públicos a traçar planos para reduzir o impacto da doença na população. Já o Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer, busca incentivar pesquisas e ações para o controle da doença em nosso país, bem como incentivar ações em Cuidados Paliativos e Promoção da Saúde e Prevenção do Câncer, através da seleção e premiação de trabalhos realizados pelas mais diversas instituições e pesquisadores de todas as regiões do país.
Apoiamos ainda ações e atividades de nossos parceiros nacionais e internacionais, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), International Agency for Research on Cancer (IARC) e a União Internacional Contra o Câncer (UICC), entre outros.
Veja também:
Conheça nossa
Missão, Visão e Valores!
Missão
Atuar no controle do câncer por meio da gestão, prevenção, pesquisa e difusão do conhecimento.
Visão
Ser reconhecida como instituição inovadora no controle do câncer.
Valores
Sensibilidade
Integridade
Confiança
Colaboração
Conhecimento
Inovação
Performance