A Fundação do Câncer foi selecionada como finalista do 4º Prêmio Autocuidado em Saúde, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde (ACESSA). A instituição concorre na categoria Comunicação e Autoconhecimento com o Movimento VapeOFF, campanha lançada em 2024 para alertar sobre os riscos do uso de cigarros eletrônicos, especialmente entre jovens.
A iniciativa se destaca por sua abordagem inovadora e por utilizar múltiplas plataformas digitais para disseminar informação qualificada sobre os impactos do uso dos chamados vapes, como também são conhecidos os dispositivos eletrônicos para fumar. Entre as ações desenvolvidas, estão o uso de influenciadores digitais, vídeos educativos, gamificação e materiais com linguagem adaptada a públicos diversos e estratégias que buscam desconstruir a ideia equivocada de que os cigarros eletrônicos são inofensivos à saúde.
“O Brasil é referência mundial no controle do tabaco, mas os dispositivos eletrônicos representam uma ameaça aos avanços já conquistados. A nicotina presente nesses produtos é altamente viciante, e a adesão de jovens tem crescido de forma alarmante atraídos pela propaganda da indústria do tabaco, cujo apelo se baseia em tornar o vape uma modinha entre esse público. O VapeOFF surge como resposta a esse cenário, combinando ciência, tecnologia e comunicação acessível para promover a prevenção”, afirma Luiz Augusto Maltoni, diretor executivo da Fundação do Câncer.
Para o epidemiologista Alfredo Scaff, consultor médico da Fundação do Câncer, a indicação ao Prêmio representa um importante reconhecimento da atuação da instituição na agenda da saúde pública. “Estar entre os finalistas reforça a relevância do nosso trabalho no enfrentamento a um novo desafio imposto pela indústria do tabaco. O VapeOFF nasce com o propósito de proteger as novas gerações e manter o Brasil na liderança do controle do tabagismo no mundo”, afirma.
A premiação acontecerá no dia 19 de agosto, em cerimônia presencial em Brasília. Criado para valorizar boas práticas que incentivem o cuidado com a saúde e o bem-estar da população, o Prêmio Autocuidado em Saúde chega à sua quarta edição reconhecendo projetos inovadores nas áreas de promoção da saúde, soluções digitais, tecnologias e comunicação.