Campanha VAPE MATA usa linguagem dos games para conscientizar jovens sobre os riscos do cigarro eletrônico
A Fundação do Câncer lançou a campanha VAPE MATA, uma ação que usou a linguagem dos games para alertar adolescentes e jovens adultos sobre os perigos do cigarro eletrônico. A iniciativa fez parte do Movimento VapeOFF e marcou o Dia Mundial da Saúde (7), focando na prevenção de jovens de 15 a 24 anos, faixa etária que representa 70% dos usuários de vape no Brasil.
Criada em parceria com a Fundação pela agência Leo Burnett, a campanha ocorreu entre os dias 4 e 6 de abril, período em que jogadores com o apelido “VAPE” invadiram partidas de jogos populares como CS2 e Free Fire, sabotando ou eliminando streamers em tempo real. As reações e frustrações dos jogadores foram registradas e foram o ponto principal da campanha, que circula nas redes sociais, trazendo depoimentos reais sobre a experiência.
O objetivo da ação foi traçar um paralelo entre a frustração no universo gamer e os impactos nocivos do uso de cigarro eletrônico na vida real. “Queríamos encontrar um caminho autêntico para falar com a Geração Z, que é o público mais exposto ao uso de vapes. A dinâmica nos games tem a linguagem apropriada para mostrar ao jovem como o cigarro eletrônico pode comprometer o desempenho no jogo e na vida, a diferença é que no mundo real temos uma vida só”, afirma Luiz Augusto Maltoni, diretor executivo da Fundação do Câncer.
A campanha está sendo amplificada em redes sociais, YouTube e plataformas de streaming, com o apoio de influenciadores e criadores de conteúdo do universo gamer.
Confira a ação completa: www.bit.ly/4jlXEaG
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