polen
Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Quem somos

A Fundação do Câncer é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1991, que capta recursos e investe em prevenção, diagnóstico precoce, assistência, programas e projetos relacionados a transplante de medula óssea e sangue de cordão umbilical, cuidados paliativos e pesquisa. Apoia o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e todas as atividades do Programa Nacional de Controle do Câncer e presta consultoria para estados e municípios do país para melhoria de processos no tratamento de câncer (Plano de Atenção Oncológica).

Nossa história

A Fundação do Câncer foi criada em 1991 pelo médico Marcos Moraes – na época, diretor geral do Instituto Nacional de Câncer (Inca) – juntamente com outros três médicos: Jayme Brandão de Marsillac, Ulpio Paulo de Miranda e Magda Cortês Rodrigues Rezende. O objetivo era buscar alternativas econômico-financeiras para ampliar o atendimento do Inca aos portadores de câncer e intensificar as ações de prevenção e controle da doença.

A criação da Fundação abriu um novo canal para o recebimento de recursos da iniciativa privada e também de órgãos públicos e instituições internacionais. O modelo de gestão adotado contribuiu desde então para o crescimento contínuo e estável do Inca.

O que fazemos

Conheça um pouco da nossa atuação para combater o câncer e salvar vidas.

Controle do tabagismo

Consciente de que a prevenção é o melhor caminho no combate às doenças, a Fundação do Câncer está engajada, desde a sua criação, na luta contra o tabagismo. Participa de ações de mobilização da sociedade civil contra a indústria do tabaco e realiza campanhas sobre os males do consumo de cigarro, principalmente nas redes sociais.

Câncer infantojuvenil

Nos últimos anos, contribuiu para a ampliação da UTI Pediátrica, para a construção do Consultório Oftalmológico e para a criação e manutenção da Emergência Pediátrica. Algumas dessas ações com recursos obtidos em parceria com o Instituto Ronald McDonald, a partir da venda de tíquetes da campanha McDia Feliz voltadas para a unidade dedicada a crianças e jovens do INCA.

Educação

Ao completar 25 anos de existência, a Fundação do Câncer ampliou a sua atuação e ingressou na área da Educação.
No primeiro semestre de 2016, deu início ao Programa Nacional de Formação em Radioterapia, que objetiva capacitação e atualização de profissionais na área de radioterapia, atendendo à demanda do Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e financiado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

Pesquisa

Ao longo de mais de duas décadas, a Fundação firmou convênios com empresas e instituições de fomento para o desenvolvimento de projetos de pesquisas. Tem sido a grande incentivadora da área de pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Entre as iniciativas importantes que apoiou, estão o Programa de Fomento Interno à Pesquisa (Profip) e a Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Câncer, além de vários projetos que permitiram criar uma estrutura de pesquisa com tecnologia de ponta no Inca. Também realizou convênios com instituições estrangeiras para financiamento em pesquisa no Brasil, como o NCI/USA e a Fundação Swiss Bridge.

Receba nossas novidades

Acompanhe nossas ações e fique por dentro das notícias da Fundação do Câncer.

Mantenha-se informado

Novembro Azul: a importância de se cuidar

Novembro Azul: a importância de se cuidar

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são...

ler mais
Fundação do Câncer promove campanha Outubro + Que Rosa

Fundação do Câncer promove campanha Outubro + Que Rosa

Outubro + que Rosa. Essa é a campanha da Fundação do Câncer, para alertar que a prevenção ao tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras deve ser feita durante todo o ano. A campanha, apoia as atividades do Programa Nacional de Controle do Câncer...

ler mais
XIII Simpósio de Oncobiologia 2019

XIII Simpósio de Oncobiologia 2019

O Simpósio será realizado no Auditório do Prof. Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), Bloco K, subsolo, no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ nos dias 23, 24 e 25 de setembro. PALESTRANTES CONVIDADOS: Dra. Cristina Bonorino – UFCSPA     Dr. José Morgado – INCA   Dr....

ler mais

Juntos podemos fazer a diferença

A generosidade de nossos parceiros comerciais nos ajuda nas campanhas e eventos que organizamos.
Conheça algumas destas empresas que fazem a diferença.

Entre em contato. 

Rua dos Inválidos, 212/ 11º andar
Centro-Rio de Janeiro-RJ

Ligue: (21) 2157-4600

DOE AGORA