Cigarro eletrônico: Parece inofensivo, mas não é
Uma pesquisa do Ministério da Saúde apontou que mais de 2 milhões de pessoas já usaram os chamados dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), sendo a maior prevalência entre jovens entre 18 e 24 anos. A pesquisa Covitel confirmou: um em cada cinco jovens, de 18 a 24 anos, usa cigarro eletrônico no Brasil. Por isso, a Fundação do Câncer se junta à Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e a Ecoponte para uma parceria em prol do combate ao fumo, especialmente ao uso de cigarros eletrônicos entre os jovens.
De acordo com a União Internacional para Controle do Câncer (UICC), da qual a Fundação do Câncer faz parte, o uso do tabaco está ligado a pelo menos 20 tipos de câncer. Por isso, conclamamos a sua instituição de ensino a entrar na campanha Cigarro eletrônico: parece inofensivo, mas não é. Precisamos do seu apoio para mobilizar toda a sociedade!
Vale destacar que:
⮞ A maioria dos cigarros eletrônicos possui nicotina, que é viciante. Os e-líquidos usados nos vaporizadores contêm quantidades significativas de produtos químicos tóxicos;
⮞ Um vaporizador de 1.500 tragadas equivale a 5 maços de cigarro tradicional;
⮞ Os jovens que fumam cigarros eletrônicos têm:
- 42% de chances a mais de ter um infarto;
- 50% mais probabilidade de ter asma;
- Risco aumentado de pneumonia.
⮞ Os cigarros eletrônicos ou DEFs ou vapes ou pod ou e-cigarros:
- Contém metal, plástico, baterias e circuitos;
- Os resíduos do cigarro eletrônico não são biodegradáveis;
- Os cartuchos ou dispositivos descartáveis geralmente se decompõem em micro plásticos e produtos químicos que poluem os cursos d’água.
Como participar?
Esta é uma campanha de orientação e não há custo para a sua universidade, faculdade ou centro universitário. Basta baixar as peças criadas para a campanha, associar a sua marca ao logotipo da Fundação do Câncer e de ANUP e entrar nessa grande mobilização pela saúde dos seus alunos.
No entanto, é preciso seguir algumas regras ao utilizar a sua marca nas peças:
- O seu logotipo deve ser aplicado em negativo, ou seja, na cor branca, do lado inferior direito, abaixo da palavra “Apoio”.
- Para que tenhamos unidade e integração na divulgação na campanha, sugerimos que as peças sejam utilizadas conforme o cronograma abaixo.