PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM RADIOTERAPIA

Descrição do Programa

 ESCOPO

O Programa de Educação Continuada em Radioterapia, Pro-Rad 2, foi aprovado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – PRONON, do Ministério da Saúde, em consonância com o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS. O Pro-Rad 2 é dirigido às instituições de saúde públicas ou filantrópicas, preferencialmente contempladas pelo Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde – SUS, do Ministério da Saúde, e privados credenciados pelo SUS, e visa atualizar os profissionais atuantes ou em fase de preparação em radioterapia.

De acordo com a localização geográfica, a Instituição Beneficiária do Programa será direcionada para um dos Polos Regionais em São Paulo, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro, e deverá designar uma equipe de profissionais formada por um enfermeiro, um médico radio-oncologista, um físico médico e um técnico em radioterapia para participarem de todos os Módulos.  Cada Polo Regional sediará 3 (três) eventos com duração de 40 horas de atividades, cada um com enfoque em grupos de patologias de maior prevalência. O endereço de realização do módulo é divulgado a cada evento:

  1. Módulo de Tumores de Cabeça e Pescoço – Coordenação de Robson Ferrigno, do Hospital da Beneficência Portuguesa
  2. Módulo de Tumores do Trato Gênito-urinário – Coordenação de João Luís Fernandes, do Hospital Sírio-Libanês
  3. Módulo de Tumores de Mama e Ginecológicos – Coordenação de Célia Viégas, do INCA.

O Programa oferece atualização para o quadro de profissionais atuantes, ou em fase de preparação, dos serviços de radioterapia das instituições de saúde que se cadastrarem. A equipe participará de turmas coletivas e segmentadas por área de atuação profissional.

 

OBJETIVO

O objetivo do Pro-Rad 2 é contribuir para o controle do câncer no país, ao promover a atualização teórica e prática de equipes de profissionais da radioterapia, aprimorando habilidades específicas por área de formação, como também as habilidades exigidas quando essas áreas se articulam.

 

PÚBLICO-ALVO DO PROGRAMA

Equipes de profissionais atuantes ou em fase de preparação para atender ao Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, formadas por um médico radio-oncologista, um físico médico, um enfermeiro e um técnico em radioterapia,  designadas por instituições de saúde beneficiárias do Programa, localizadas nas diversas Unidades da Federação.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Em cada módulo as equipes participarão de discussões, demonstrações práticas, exposições plenárias e específicas de cada categoria profissional.

 

POLOS REGIONAIS 

Regional Nordeste – Instituto do Câncer do Ceará

Regional Centro-Oeste – Hospital Sírio-Libanês de Brasília

Regional Sul – Hospital Sírio-Libanês de São Paulo

Regional Sudeste – Fundação do Câncer

 

Clique aqui para conhecer o mapa dos Polos Regionais.

 

COMO PARTICIPAR DOS CURSOS

Os estabelecimentos de saúde deverão realizar o cadastro institucional pela página https://www.cancer.org.br/pro-rad2/cadastro/.  Em seguida, na área privada do site (mediante login), após selecionar a opção Programa de Educação Continuada em Radioterapia, Pro-Rad 2, cadastrar os quatro profissionais da equipe (um enfermeiro, um médico radio-oncologista, um físico médico e um técnico) e anexar os documentos em PDF.  A inscrição e participação dos quatro membros da equipe é indispensável, a fim de atender ao modelo pedagógico proposto.

 

O PROGRAMA OFERECE AOS CANDIDATOS SELECIONADOS  

    • Aulas teóricas e práticas nas áreas ;
    • Coffe break nos dois intervalos;
    • Pagamento de diária para os profissionais com domicílio em município diferente do local de realização;
    • Certificação;
    • Material didático acessível pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Os profissionais que cumprirem a carga horária mínima de 90% de participação recebem certificado de conclusão. Profissionais com participação inferior a 90% da carga horária recebem declaração de participação.

 

REGIME DIDÁTICO

  • Carga horária: 40 horas por módulo;
  • Dias de aula: preferencialmente de 4ª a domingo (incluindo os finais de semana);
  • Horário: 8h. às 19h.