Dia Mundial Contra o Câncer – 2014 | Fundação do Câncer
DOE AQUI

Dia Mundial Contra o Câncer – 2014

DIA MUNDIAL CONTRA O CÂNCER: FUNDAÇÃO LANÇA CAMPANHA SOBRE MITOS DA DOENÇA

1

A Fundação do Câncer lança campanha online pelo Dia Mundial Contra o Câncer, celebrado em 4 de fevereiro. A data foi criada pela União Internacional Contra o Câncer (UICC) com a intenção de chamar a atenção globalmente para a doença e desmitificar conceitos. As peças serão postadas no site, Facebook e Twitter da Fundação e de seus parceiros, como a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT).

Fundada em 1933 e com sede em Genebra, na Suíça, a UICC é a maior organização de luta contra o câncer, com mais de 400 organizações membros em 120 países.  A Fundação do Câncer é membro da UICC desde 2008. O tema escolhido este ano  pela UICC para celebrar a data foi intitulado  “Exponha os mitos contra o câncer” e tem como base o Objetivo 5 da Declaração Mundial Sobre o Câncer, de reduzir o estigma e dissipar os mitos envolvendo a doença.

 “Vemos a data como uma oportunidade muito importante para expor conceitos, falar sobre a doença, enfatizar a importância da prevenção aos fatores de risco e do diagnóstico precoce. A campanha foi muito hábil em mostrar que o câncer vai além da questão de saúde, mas envolve consequências sociais, econômicas, de direitos humanos e de desenvolvimento dos próprios países”, afirma Celso Ruggiero, diretor-executivo da Fundação.

O câncer é considerado um problema de saúde pública em todo o mundo e sua incidência cresceu 20% na última década. No Brasil, é a segunda causa de morte por doença. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de aproximadamente 576 mil novos casos em 2014. Em 2011, houve mais de 184 mil mortes pela doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a expectativa para 2030, em todo o mundo, é de 27 milhões de novos casos e 17 milhões de óbitos. Os países em desenvolvimento serão os mais afetados, incluindo o Brasil. A doença é uma das grandes preocupações mundiais em políticas de saúde.

A campanha do Dia Mundial Contra o Câncer aborda quatro pontos:

Mito 1: Não é necessário falar sobre câncer

Na verdade, ainda que seja um tema difícil de tratar, abordar a doença abertamente pode melhorar os resultados tanto individualmente quanto numa comunidade e no acesso às  políticas públicas.

Mito 2: Não existem sinais nem sintomas de câncer

Para muitos tipos de câncer, existem sinais e sintomas e as vantagens da detecção precoce são indiscutíveis. É importante que cada pessoa e os profissionais de saúde sejam preparados e conscientes e estejam capacitados para reconhecer os sinais e sintomas da doença.

bd

Mito 3: Não há nada que se possa fazer a respeito do câncer

Um terço dos vários tipos de câncer são possíveis de serem prevenidos com estratégias corretas e políticas públicas de saúde. A adoção de um estilo de vida saudável, como não fumar, beber com moderação, evitar alimentos processados e industrializados e fazer exercícios regulamente, é o meio de prevenir a doença da forma mais eficaz.

Mito 4: Não tenho direito de receber atenção para o câncer

Todas as pessoas têm direito a fazer tratamento contra o câncer e ter acesso aos serviços de saúde que sejam comprovados e eficazes, e em igualdade de condições para evitar sofrimento. O câncer não é apenas uma questão de saúde, mas também traz consequências sociais, econômicas, de direitos humanos e é uma barreira importante para os países alcançarem um desenvolvimento inclusivo e equitativo.

ef

A FUNDAÇÃO DO CÂNCER

A Fundação do Câncer (cancer.org.br) foi criada em 1991, em prol da prevenção e do controle do câncer. É uma instituição sem fins lucrativos que capta recursos e investe em diagnóstico, tratamento, programas e projetos como Transplante de Medula Óssea e de Sangue de Cordão Umbilical, Cuidados Paliativos, Prevenção e Vigilância, Pesquisa, Educação e Ensino em Câncer.

Referência em prevenção, tratamento e controle do câncer em todo o país, a Fundação tem como missão promover ações estratégicas para o controle do câncer em benefício da sociedade e apoiar o Inca e todas as atividades do Programa Nacional de Controle do Câncer.

Principais formas de apoio

Quem quiser contribuir para ações de prevenção e combate ao câncer pode fazê-lo  diretamente via site da Fundação (cancer.org.br).

Compartilhe também nossos posts no Facebook e Twitter e divulgue nossa causa:

Facebook – facebook.com/fundacaodocancer
Twitter – twitter.com/fdocancer