A Lei Nº 7.488 de 11/06/1986 institui o dia 29 de agosto como o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Nesta data, o desenvolvimento de campanhas de alerta acerca dos males causados pelo tabagismo constituem parte fundamental do combate ao crescimento do número de casos de câncer em todo o país.
Na última campanha produzida pela Fundação do Câncer em apoio ao INCA, no ano de 2012, foram produzidas nove peças publicitárias para o Facebook, que circularam de 3 a 29 de agosto. As peças trouxeram uma grande quantidade de detalhes sobre as substâncias que compõem o cigarro, incluindo seus efeitos mais graves e o tempo de atuação dos mecanismos bioquímicos sobre o corpo humano. A peça divulgada no dia 22 de agosto traz alguns dos dados mais significativos explorados durante a campanha, relativos à expressiva quantidade de mortes por doenças respiratórias diretamente ligadas ao hábito do fumo.
O pico de compartilhamentos ocorreu no dia 3 de agosto, o primeiro dia da campanha, quando a terceira das peças divulgadas registrou a expressiva marca dos 1.775 compartilhamentos. A arte trazia, em seu conteúdo, a quantidade total de substâncias tóxicas presentes em um único cigarro, nomeando as 6 principais delas: a Nicotina, o Butano, o Formol, a Acetona, o Arsênio e a Amônia.