Nos ajude nessa causa DOE AGORA

30 anos de trabalho e histórias singulares

Seria impossível contar todas as histórias das vidas impactadas, direta e indiretamente, por nosso trabalho desde 1991, quando foi criada a Fundação Ary Frauzino para Pesquisa e Controle do Câncer. Há 30 anos nos dedicamos a essa missão com empenho e profundo senso de compromisso com a causa. Nunca perdemos de vista as histórias particulares, os sonhos e planos que ajudamos a manter vivos e nos dedicamos a combater o câncer em suas centenas de formas de manifestação. Existem mais de duzentos tipos diferentes de neoplasias. A vida humana é única. Por isso, nosso slogan reforça um compromisso: “com VOCÊ, pela vida”.

Falamos com VOCÊ, doador, que investe na causa e se une aos outros apoiadores para alavancar nossas ações. Mas, também, nos direcionamos a VOCÊ, colaborador, que supera desafios e transpõe limites para fazer chegar a quem precisa o medicamento que só estava disponível em outros países, ou a reestruturação do atendimento hospitalar, a melhoria dos processos, a compra dos insumos para o avanço da pesquisa básica, clínica ou translacional, que paga contas, que confere o caixa, que cuida da limpeza, que atende o telefone, que pesquisa, que registra, que planeja, que executa, enfim, que faz acontecer o dia a dia.

E é também a VOCÊ, nosso parceiro institucional, que nos incentiva com recursos financeiros, técnicos ou divulgações de nossas ações. Enfim, dialogamos com VOCÊ, que de alguma forma teve a vida tocada por alguma ação da Fundação – muitas vezes, sem sequer ter consciência disso. Nossa relação de parceria é indissociável, até no anonimato, no fazer silencioso, no apoio de bastidor. Estamos aqui por VOCÊ!

Neste relatório, que mostra as ações do ano em que celebramos três décadas, vamos apresentar os resultados sob a ótica de trajetórias singulares que marcam, mas, além disso, representam nossa própria história. Vidas com relatos tão únicos quanto o próprio ano de 2021, no qual ainda vivenciamos mudanças impostas pela pandemia, mantendo firme nossos propósitos, trabalhando para garantir nossas entregas e focando na proteção de nossa gente.

Mas os desafios não nos impediram de seguir nossos planos. Realizamos a primeira edição do Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer como forma de homenagear o médico alagoano que dá nome ao concurso e que criou a Fundação. Em sua primeira edição, recebemos mais de 40 inscrições, trabalhos de alto nível e de vários estados e regiões brasileiras, uma comprovação de que precisamos enaltecer as ações de profissionais e instituições que se dedicam à Oncologia em nosso país.

Juntos, com VOCÊ, atravessamos mais um ano de idas e vindas entre trabalho presencial e remoto, melhoras e pioras nos números da pandemia da Covid-19, sempre atentos às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Por fim, celebramos o fato de não termos tido perdas em nossa equipe e nos sensibilizamos com aqueles que tiveram familiares e amigos vitimados pela Covid-19 e com os mais de 600 mil brasileiros que morreram.

Esperamos que estas histórias reais toquem VOCÊ como nos tocaram. Mais do que um relatório, queremos compartilhar a alegria de transformar vidas, juntos.

Com VOCÊ, pela vida.

Boa leitura.

Luiz Augusto Maltoni Jr.

Diretor Executivo da Fundação do Câncer