Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Planejamento Estratégico: recalculando rotas para encarar novos tempos.

Quantas vezes você já precisou mudar de planos para se adequar a novas realidades, mudanças, surpresas, evoluções naturais na vida pessoal ou na carreira? Não é diferente com uma instituição, seja ela privada, pública ou do terceiro setor, como a Fundação do Câncer. Nesses trinta anos, algumas revisões importantes e necessárias em nosso Planejamento Estratégico foram realizadas para nos manter alinhados com os desafios, projetos e expectativas de cada época. Só assim pudemos chegar a três décadas de existência – mantendo o foco na missão, visão e valores, mas sempre buscando as atualizações necessárias para atingir nossos objetivos em alto nível, reforçando nosso papel no ecossistema do controle do câncer no Brasil, interagindo com os diversos players e cientes de nosso relevante papel em relação ao cenário da saúde pública.

 

Para marcar os 30 anos da Fundação do Câncer com um novo Planejamento Estratégico completamente remodelado, que possa fazer frente aos desafios cada vez maiores, especialmente após a pandemia, que antecipou tendências, desatualizou formatos e motivou transformações em todos os setores da sociedade, foi desenvolvido no início de 2021, o processo de estudo, discussão e definição das novas diretrizes de atuação institucional com apoio do Boston Consulting Group (BCG). 

NOVO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA FUNDAÇÃO DO CÂNCER

Atuação organizada em três principais pilares

1 – Apoio ao INCA – Instituto Nacional de Câncer

2 – Pesquisa aplicada e consultoria em inovações para controle do câncer

3 – Articulação de campanha aspiracional para o controle do câncer do colo do útero

Operações priorizadas

  • Implementação e consolidação dos registros de câncer
  • Pesquisa epidemiológica para controle do câncer
  • Desenvolvimento de Modelos de Atenção Integral em Oncologia
  • Aplicação das metodologias de Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS)
  • Consultoria em soluções evidence based para controle do câncer
  • Articulação da sociedade ao redor do controle do câncer do colo do útero
  • Gestão de recursos de hospitais e centros de pesquisa
  • Execução de projetos e programas de terceiros

Operações oportunísticas

  • Centralização e alocação de recursos e doações 
  • Divulgação de campanhas regulares de prevenção
  • Produção e venda de conteúdo para programas de Oncologia de ensino de terceiros
  • Produção e venda de conteúdo para programas de Oncologia de capacitação de terceiros

NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 

Se o cenário externo se transforma e o Planejamento Estratégico acompanha essa tendência é natural que a estrutura organizacional acompanhe as mudanças para dar conta dos desafios, demandas e necessidades diárias, mantendo uma gestão eficiente dos projetos e processos internos e buscando o contínuo aumento de produtividade e eficiência no negócio.