Nos ajude nessa causa DOE AGORA

INOVACAN – Programa de Inovação em Câncer

“Inovar para viver; viver para inovar”. O slogan que marca os 30 anos da Fundação do Câncer destaca a importância da inovação para a vida. Em 2021, avançamos na implementação de iniciativas voltadas à pesquisa, educação e promoção da saúde, na área da Oncologia por meio do Programa INOVACAN, que agrega quatro macroprojetos. Conheça-os!

A inovação sempre foi uma das forçasmotrizes da Fundação do Câncer. Afinal, foram inúmeras e rápidas as mudanças no cenário da Oncologia nos últimos 30 anos e, sem inovar, seria impossível dar conta das demandas e projetos. Para seguir trabalhando e inovando, por meio da negociação de venda do Hospital Fundação do Câncer, o Instituto Oncoclínicas aportará recursos à Fundação do Câncer visando a implementação de quatro macroprojetos.

A parceria será concretizada ao longo dos cinco anos, contados a partir de outubro de 2020 e envolve iniciativas destinadas à pesquisa, educação e promoção da saúde na área de Oncologia. 

Conheça os projetos:

  • Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer
  • Ações de Promoção e Prevenção e Inteligência Epidemiológica 
  • Projetos de Informações, Registro e Monitoramento em Câncer
  • Implementação de Modelo de Atenção Integral em Oncologia e de Navegação de Pacientes Oncológicos

 

Etapas desenvolvidas em 2021:

Prêmio Marcos Moraes de Pesquisa e Inovação para o Controle do Câncer 

Tem o objetivo de fomentar, por meio da premiação, iniciativas inovadoras voltadas para a pesquisa e o controle do câncer no Brasil. Teve sua primeira edição realizada em 2021, sendo considerado o principal marco dos 30 anos da Fundação do Câncer, uma vez que seu nome homenageia o criador e Presidente Emérito do Conselho de Curadores da instituição, Dr. Marcos Moraes. 

Contempla três categorias: Promoção da Saúde e Prevenção do Câncer; Cuidados Paliativos; e Iniciativas para o Controle do Câncer. Para cada categoria foram selecionados 3 finalistas (1º, 2º e 3º lugar). Todos receberam certificados e uma medalha. O 1º lugar de cada categoria recebeu, além dos certificados e das medalhas, o prêmio no valor de dez mil reais.

Página oficial

Todas as informações sobre o Prêmio, finalistas, avaliadores e vídeos sobre os trabalhos podem ser acessados na página oficial www.premiomarcosmoraes.com.br/ 

Projetos de Informações, Registro e Monitoramento em Câncer

Um sistema de informação em câncer bem estruturado, que retrate a magnitude da doença nos setores público e privado, é fundamental para o melhor enfrentamento do problema no país. O objetivo deste projeto é a construção de um sistema de múltiplas entradas que atenda a estruturação de uma Inteligência para um Sistema de Informação em Câncer no Brasil. 

Essa ferramenta de coleta e gerenciamento de dados possibilitará a gestão dos casos atendidos e tratados na unidade de saúde por meio da coleta de dados dos pacientes atendidos via web (de múltiplos dispositivos: desktop/notebook/tablets), de forma padronizada.

A ferramenta serve tanto para pequenas clínicas como hospitais de grande complexidade. No mesmo aplicativo conseguimos fazer diferentes tipos de registros. Para as próximas fases e versões do sistema haverá melhorias nas validações e checagem de inconsistências e serão elaboradas rotinas automatizadas para busca das informações, além da criação de uma inteligência artificial capaz de escanear outras bases de dados complementando as informações dos casos de câncer. 

 

Implementação de Modelo de Atenção Integral em Oncologia e de Navegação de Pacientes Oncológicos

Realizado em parceria com o Laboratório de Engenharia e Gestão em Saúde da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (LEGOS/Uerj), visa identificar e desenvolver modelos de atenção ao câncer alinhados com as perspectivas nacional e internacional de performance e efetividade no cuidado ao paciente com câncer. O objetivo é desenvolver e oferecer à população assistida em hospitais privados e por operadoras de planos de saúde, um modelo e processo que entreguem aos pacientes com câncer e suas famílias o maior valor e a melhor performance possível.

Ao longo de 2022 será desenvolvido o projeto piloto para a implementação do modelo, bem como a elaboração de livro sobre o processo de desenvolvimento do mesmo a ser publicado pelo LEGOS e a Fundação do Câncer.

Avanços 2021