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Defender a vida: nossa melhor notícia.

Em um ano marcado por notícias difíceis, o papel da Comunicação em uma instituição que trabalha pela vida ganhou ainda mais importância. Afinal, mesmo em meio a uma pandemia, mantivemos o foco no propósito de informar, estimular a participação social, apoiar a pesquisa e mobilizar a população sobre a prevenção do câncer. E os resultados que temos para apresentar comprovam que conseguimos dar conta dessa difícil missão.

Se a comunicação tem como principal insumo a notícia e a interação entre as pessoas, também é verdade que, no ano que a pauta mundial foi o avanço do novo coronavírus, seus impactos também foram sentidos no âmbito do relacionamento com os públicos interno e externo e nas ações de informação e mobilização da Fundação do Câncer. 

Desde os primeiros movimentos de escalada do novo coronavírus no Rio de Janeiro e no país, a Fundação do Câncer esteve atenta à situação. Por isso, criou o Comitê Gestor de Crise, que começou a se reunir diariamente, em fevereiro de 2020, para analisar os dados epidemiológicos e traçar ações nos âmbitos administrativo, técnico e de comunicação. A divulgação de boletins, informes especiais e temáticos, reuniões internas on-line e lives informativas nas redes sociais foram algumas das incumbências da área de Comunicação Institucional no âmbito desse grupo.

Os desafios de 2020 foram enormes. Primeiro, pela demanda imediata de manter o time de colaboradores bem informado e coeso, mesmo com o necessário distanciamento e a adoção do regime de trabalho remoto, em março. Foram desenvolvidos projetos especiais, como: novos boletins e reuniões virtuais para alinhamento e integração entre o time e a Direção; campanha interna sobre prevenção do novo coronavírus e atualização constante à medida que novas pesquisas e orientações eram divulgadas pelos cientistas e implantadas pelo Comitê Interno; elaboração do Protocolo de Reinício com orientações para as etapas de reabertura; entre outros.

Em outra frente de trabalho, os esforços foram para conscientizar os pacientes oncológicos e seus familiares sobre os cuidados especiais que eles deveriam tomar para evitar a contaminação. A preocupação dos especialistas era com os efeitos posteriores do câncer e as ações imunossupressoras do tratamento, que podem ser de longo prazo. Vários informes institucionais foram emitidos, assim como publicações especiais no site com orientações especialmente elaboradas para esse público.

Como linha de frente nos posicionamentos da instituição perante à sociedade e aos colaboradores, parceiros, doadores e demais públicos, a Comunicação Institucional teve um ano permeado por muito trabalho, para além das temáticas já conhecidas e do prosseguimento dos projetos que estavam no planejamento para o ciclo, como, por exemplo, o lançamento do novo portal, com ambiente objetivo e alinhado à realidade da instituição perante suas estratégias, e da transformação de seu relatório anual, que passou a ser totalmente on-line e acessível em sua nova página na internet.

A produção de campanhas especiais merece destaque. Entre elas está a mobilização #UmPorTodos, para distribuição de máscaras para pessoas com câncer e em vulnerabilidade social, inspirada na relação entre a Fundação e seus apoiadores, que têm em comum o desejo de estar presente e ajudar os pacientes oncológicos. Foi mais uma ação em parceria entre Captação, Área Médica e Comunicação Institucional (mais detalhes a seguir). 

O ano que começou marcado por novidades também gerou bons frutos de uma relevante parceria com a Ecoponte, que foi reforçada com quatro novas campanhas ao longo de 2020. A concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói cedeu dois painéis de mais de 10 metros de largura, um em cada sentido da rodovia, para divulgação de campanhas de prevenção do câncer ao longo dos 12 meses do ano. Foram 365 dias de exibição de mensagens na Ponte, onde o fluxo estimado é 150 mil veículos por dia. Isso significa que um público total de cerca de 49 milhões de veículos foi impactado. Se multiplicarmos esse número pelo total de ocupantes, podemos afirmar com tranquilidade que as mensagens foram vistas mais de 100 milhões de vezes.

O foco na missão institucional de atuar pelo controle do câncer sempre esteve vivo e no horizonte das ações da Comunicação. E os resultados mostram, também, que as campanhas temáticas não ficaram de lado ou foram reduzidas, apesar das dificuldades enfrentadas durante a pandemia. Muito pelo contrário. A seguir, você vai ver que o compromisso da Fundação foi mantido e ampliado, o que é motivo de orgulho e renova a esperança em um futuro de mais trabalho, resultados e parceria com a sociedade em defesa da vida.

Assessoria de Imprensa

Os porta-vozes da Fundação do Câncer estiveram presentes em pautas variadas na mídia, por meio do trabalho da equipe de Assessoria de Imprensa. Entre os temas em destaque, estão a campanha de verão com alerta sobre o câncer de pele, ações de orientação e entrevistas sobre controle do tabagismo e riscos de fumar, especialmente durante a pandemia, e o estímulo aos hábitos de vida saudáveis para mitigar os impactos de cânceres evitáveis, como o câncer de colo do útero, que pode ser prevenido com a vacinação contra o HPV.

O diretor-executivo da Fundação do Câncer, Dr. Luiz Augusto Maltoni Jr. e o epidemiologista e consultor médico, Dr. Alfredo Scaff, falaram sobre prevenção de riscos da Covid-19 aos pacientes oncológicos e combate ao tabagismo neste cenário. As matérias que mais repercutiram e com maior alcance de público foram veiculadas no Jornal O Globo (especial de Oncologia), TV Globo (Studio I, telejornal da Globonews, e Bom Dia Rio), Portal G1, Rádio Nacional, entre outros veículos. 

A divulgação da Campanha #UmporTodos na mídia iniciou articulação para participação de fontes da Fundação do Câncer em programas de saúde da rádio CBN e para a série “Encontros”, do jornal O Globo. A Fundação também teve destaque na parceria estabelecida com a Afya para a pós-graduação em Radioterapia, já que é referência em formação e suporte a projetos de educação e formação em saúde. 

A Fundação do Câncer focou na divulgação sobre a queda do número de mamografias realizadas pelo SUS no período da pandemia e suas consequências, durante o Outubro Rosa, com base nos dados do Sistema Único de Saúde, sobre a queda no número de mamografias realizadas pelo SUS no período da pandemia. Com recorde de impacto na imprensa, as 648 matérias publicadas ocuparam um espaço de mídia avaliado em R$ 5,8 milhões em televisão e rádio.

O tema seguiu repercutindo após a campanha, dada a solidez do que foi apresentado e confiança na Fundação e naquilo que ela elabora e assina.

Comunicação em Números

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Campanhas de Mobilização

Veja a seguir os fatos sobre nossos principais projetos de mobilização no último ano

Carnaval mais legal

A Fundação promoveu em suas redes sociais e para o público interno a ação “O Carnaval é mais legal quando não termina mal”, para lembrar que álcool e cigarro são causadores de vários tipos de câncer e sexo sem proteção aumenta a exposição ao contágio pelo HPV, vírus responsável pela maioria dos casos de câncer de colo de útero, boca e ânus.

Dia Mundial do Câncer 

4 de Fevereiro

A Fundação do Câncer, como integrante da UICC (União Internacional para o Controle do Câncer), participou da ação “Eu sou e eu vou”. Foram desenvolvidas peças para apoio nas redes sociais, alcançando internautas e colaboradores, que também mostraram apoio à campanha.

Doação de sangue

A mobilização “Mesmo sem poder dar as mãos devemos estender o braço” alertou sobre a necessidade de doar sangue durante a pandemia. A parceria com o aplicativo Taxi.Rio, da Prefeitura, reforçou a campanha com o envio de mensagens para os usuários.

Paciente com câncer, fique em casa  

Reforço na orientação à sociedade por meio de uma campanha que alcançou as redes sociais, site e ação de e-mail marketing, além de painéis na Ponte Rio-Niterói. O objetivo foi alertar aos pacientes oncológicos que só saíssem de seus lares para dar continuidade aos tratamentos.

#UmPorTodos

A campanha arrecadou fundos e distribuiu 3 mil máscaras para pacientes em tratamento hematológico no Hemorio. A Comunicação Institucional se uniu à Captação e teve reforço dos times de redes sociais e assessoria de imprensa. As máscaras foram confeccionadas por costureiras da ONG Pipa Social, gerando renda para quem mais precisava.

Vape Vicia

Em parceria com a ACT Promoção da Saúde e a Associação Médica do Brasil (AMB), a ação alertou para os riscos dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) e cigarros eletrônicos para marcar a passagem do Dia Mundial contra o Tabaco – 31/05. A assessoria de imprensa conquistou espaços para entrevistas em jornais, rádios e TVs.

Outubro + Que Rosa

A prevenção do câncer de mama teve apoio da atriz Catarina Abdalla, sucesso no seriado “Vai que Cola” (Multishow/TV Globo). Foram diversas ações para mostrar que as mulheres não devem deixar os cuidados preventivos para depois, mesmo na pandemia.

Novembro Azul

Na ação contra o câncer de próstata, uma campanha lúdica com um tema da vida dos homens: o futebol. No campeonato virtual Novembro Azul, o time da Prevenção Atlético Clube entrou em campo e venceu batalhas transmitidas pela voz do parceiro da ação, o narrador esportivo Evaldo José Palatinsky, da rádio Tupi.

Protegendo-se do sol, a gente ganha esse jogo 

A campanha de prevenção do câncer de pele, em parceria com a Ecoponte, mostrou a importância do distanciamento também no descanso, apostando na ação lúdica do jogo da velha para mostrar que a grande jogada é evitar a exposição ao sol e manter os cuidados contra o coronavírus. Os desdobramentos aconteceram no site, redes sociais e parcerias com a imprensa.