Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Segunda publicação digital traz um apanhado de nossos projetos e realizações.

Modernizar as ações de combate ao câncer e promover ações para educação sobre a doença e sua prevenção.

Esta tem sido uma missão executada diariamente pela Fundação do Câncer, que a cada ano desenvolve novos meios de alcançar a população, seja através de campanhas nas ruas, na grande mídia ou da fala constante na troca com parceiros e entidades de classe. Sempre em busca de resultados efetivos no controle do câncer, legado do nosso fundador, Dr. Marcos Fernando de Oliveira Moraes, que nos deixou em 2020.

O ano de nossa maior perda foi também aquele no qual nos dedicamos a manter o legado do Dr. Marcos Moraes, dando prosseguimento aos projetos e implementando novos, através de parcerias. Seguimos humanizando as questões em torno da oncologia, levando informação clara à população, buscando ações que, de fato, sejam importantes para a sociedade e comprometidas com o provimento da saúde da população. 

Em 2020, nos aproximamos do aniversário de 30 anos. Um marco na história da Fundação. Três décadas demonstrando importância na gestão de parcerias e projetos que deram certo. Seguimos, apesar da pandemia, das dificuldades enfrentadas por todas as instituições que lidam com saúde pública e dos inúmeros desafios surgidos, lutando pela vida. E conosco sempre estiveram nossos parceiros, colaboradores, amigos e entidades que merecem nosso respeito e reconhecimento.

Desde 2019, a presidência do Conselho de Curadores passou a ser conduzida pelo respeitado cirurgião Dr. Paulo Niemeyer Filho. E seguimos com ele em ações e projetos de fundamental importância. O controle do câncer, especialmente através de ações que eduquem e ajudem a prevenir os tipos evitáveis da doença; o combate ao tabagismo, aos novos dispositivos eletrônicos e às armas da indústria; e as campanhas por vacinação, como aquela contra o HPV, que pode evoluir até a erradicação de câncer de colo de útero no país, formam nosso foco. Em parceria com instituições e cientistas, alertamos para os malefícios à saúde e buscamos dar a informação mais completa e clara.

Encerramos nossa participação no Hospital da Fundação do Câncer, passado à administração do Grupo Oncoclínicas e da Unimed Rio, certos da missão de dever cumprido, com a estruturação de uma unidade hospitalar preparada para prestar assistência de qualidade.

E diante de um cenário de enormes dificuldades estruturais, humanitárias e financeiras trazidas pela pandemia para todos, especialmente no setor saúde, reforçamos nossos agradecimentos pela parceria dos doadores que nos apoiam e das empresas que acreditam em nossos projetos e financiam atividades.

São estimados mais de 600 mil novos casos de câncer para o ano de 2021, bem como ocorreu em 2020. Esperamos poder colaborar para mitigar os danos trazidos pelo adoecimento da população com foco em educação, prevenção, vacinação e modernização da gestão da saúde, sem esquecer a humanização.

Nosso trabalho é resultado de amor, esperança e parceria. Seguimos juntos.

Boa leitura.

Luiz Augusto Maltoni

Diretor Executivo da Fundação do Câncer