Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Hospital Fundação do Câncer

Novos tempos e novos desafios sempre nos impõem a necessidade de tomar decisões difíceis no tempo certo. Nem antes, nem depois. E com essa certeza, a Fundação do Câncer decidiu que era o momento de dar à sua unidade hospitalar uma nova liderança, com experiência na rotina assistencial e capaz de levar o projeto a atingir todo o seu potencial.

Em agosto de 2020, o Hospital Fundação do Câncer passou a ser controlado por um novo grupo proprietário, que assumiu integralmente a gestão da unidade, absorvendo toda a força de trabalho. A operação seguiu orientações de um estudo técnico desenvolvido por uma consultoria externa especializada. A estratégia foi apresentada pela Administração e aprovada pelo Conselho de Curadores. Com a entrega das chaves, a Fundação conclui seu papel com a certeza do dever cumprido e se volta exclusivamente às atividades de apoio à pesquisa e às ações para controle do câncer, presentes no cerne de sua criação – sua razão maior de existir.

A passagem da unidade hospitalar transcorreu sem transtornos e um dos resultados dessa boa relação foi a nova identidade assumida: Hospital Marcos Moraes. Trata-se de uma homenagem e referência ao respeitadíssimo oncologista, ex-diretor do Inca e criador da Fundação do Câncer, admirado e lembrado por todos os que labutam na Oncologia. Moraes faleceu em maio de 2020, deixando uma história de dedicação aos pacientes e contribuições definitivas à evolução do tratamento de câncer no Brasil e no mundo.

A unidade segue em operação, mantendo vivo o legado da Fundação do Câncer, que projetou e implantou um hospital de ponta no coração do Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro. A capacidade de realização da instituição segue viva neste centro de tratamento altamente qualificado, que oferece todas as etapas de atendimento ao paciente oncológico, do diagnóstico ao tratamento.

Outro destaque é que, na estratégia de transferência da unidade, foi firmado acordo para continuidade de projetos que a Fundação do Câncer seguirá desenvolvendo em diálogo permanente com os novos proprietários do Hospital.

A Fundação do Câncer tem orgulho do trabalho realizado, convicção das decisões tomadas e soluções implantadas, sempre pautadas pela missão institucional e preservação de sua capacidade operacional. É com esse foco no controle do câncer e na dedicação à vida que a instituição seguirá trabalhando.