Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Relatório anual 2019

Este relatório apresenta as atividades desenvolvidas nas diversas áreas de atuação da Fundação do Câncer, que tem como foco o controle e a prevenção da doença. O documento fornece, ainda, uma visão geral sobre a gestão de projetos e pesquisas, as parcerias e iniciativas corporativas firmadas, além das realizações da Instituição em 2019.

Institucional

A atuação da Fundação do Câncer envolve as áreas de gestão, prevenção, assistência, pesquisa e difusão do conhecimento, além de desenvolvimento de projetos e parcerias para controle do câncer nos campos público e privado. Para alcançar os objetivos estabelecidos em seu estatuto, em sinergia com o contexto socioeconômico do país, a Fundação conta com seu capital humano e o planejamento estratégico, que estabelece os objetivos, metas e rumos para a instituição.

Pesquisa e Educação

Sem pesquisas não há avanços nos tratamentos. O apoio ao desenvolvimento de estudos em oncologia é um dos pilares da Fundação, que se orgulha, especialmente, da parceria e do apoio à Pesquisa Clínica no INCA e do incentivo, há 14 anos, ao Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nessa gestão, nossa expertise na elaboração projetos de pesquisa foi mais uma vez reconhecida. Nosso estudo inovador sobre como tratar linfoma com o uso de células CARs-T foi escolhido pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

Prevenção e Comunicação

Apesar do câncer ser a segunda maior causa de morte no Brasil, o país ainda concentra os investimentos nas fases avançadas, quando os tratamentos são mais caros e a sobrevida do paciente é reduzida. A Fundação do Câncer acredita e investe em comunicação e prevenção como formas de reduzir a incidência, estimular o tratamento precoce e aumentar as chances de cura. Nessa gestão desenvolvemos e divulgamos muitas das nossas campanhas em mídias digitais e outros meios de comunicação.

Transplante de medula

A Instituição gerencia programas de recepção, doação e armazenamento de medulas ósseas e de amostras de sangue de cordão umbilical e de placenta. O objetivo é conectar de um lado doadores de medula óssea e de outro pacientes, no Brasil e no mundo, que aguardam para fazer um transplante. Além disso, nossa rede pública de bancos de sangue de cordão direciona as amostras doadas para 15 Centros de Processamento Celular (CPC) espalhados por todo território nacional.

Hospital Fundação do Câncer

Ao criar seu próprio hospital, com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada, a Fundação do Câncer aplicou expertise e credibilidade, construídas ao longo de quase três décadas. O ano de 2019 foi um tempo de desafios, novas parcerias e consolidação do HFC no cenário da assistência integral à saúde e na especialidade de oncologia no Rio de Janeiro.

Doação

Nossa área de captação de recursos cuida do relacionamento com doadores da Instituição e está sempre aberta a esclarecer as dúvidas de quem quer saber como se unir a nossa rede de solidariedade. As doações financiam avanços na pesquisa e prevenção ao câncer e salvam vidas. Nosso trabalho fica ainda mais potente com o engajamento da sociedade. Conheça nossas campanhas, projetos e plataformas de doação online.

Balanços

Patrimoniais

Demonstrações

de Fluxo de Caixa

Demonstrações

de Resultados

Demonstrações

do Patrimônio Líquido