Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Relatório Anual 2019

INÍCIO          MENSAGEM          INSTITUCIONAL          PESQUISA          PREVENÇÃO          TRANSPLANTE          HOSPITAL          DOAÇÃO          RESULTADOS

Relatório Anual 2019

INÍCIO          MENSAGEM          INSTITUCIONAL          PESQUISA          PREVENÇÃO          TRANSPLANTE          HOSPITAL          DOAÇÃO          RESULTADOS

Hospital Fundação do Câncer
Cuidado oncológico e geração de conhecimento

Nascer grande e carregar no nome a experiência e confiança de uma das mais exitosas e reconhecidas instituições dedicadas ao controle do câncer no Brasil é um grande desafio. Em 2019, o Hospital Fundação do Câncer (HFC) se posicionou, definitivamente, no cenário da assistência à saúde como uma unidade de referência no atendimento oncológico e clínico geral no Rio de Janeiro.

Qualidade em todas as áreas é uma premissa que norteiam a gestão, que tem sempre o mesmo foco: prestar o melhor atendimento ao paciente e seus familiares, de forma humanizada, com o máximo respeito e qualidade.

O HFC manteve o rumo da expansão, tanto dos serviços disponíveis como da rede de cobertura e sua estrutura física, o que ajudou a alavancar o crescimento na receita da ordem de 45% em relação a 2018.

No último ano, as equipes do hospital alcançaram conquistas em diversas frentes, como a elaboração e atualização de processos em áreas como Emergência, Ambulatório, Internação, UTI, Centro Cirúrgico e Quimioterapia. Foram criados, ainda, novos protocolos de Transporte Seguro, Segurança do Paciente e Administração de Contraste para Exames de Imagem. Outro exemplo dos avanços obtidos é que a unidade ampliou a carteira de operadoras de planos de saúde, com 13 novas credenciadas, e renegociou contratos e estoques.

Hospital em números

atendimentos realizados

%

de aumento nos atendimentos de emergência

pacientes atendidos

“Parte da expansão do hospital no último ano se deve à inauguração do setor de Radioterapia, que abriu as portas, em julho, equipado com equipamentos novos e de alta tecnologia para tratamento dos pacientes de forma humanizada e prezando pelo máximo conforto em cuidados oncológicos”, destaca o diretor da unidade, Dr. Carlos Frederico Lima.

Isso é possível, continuou o oncologista, graças ao acelerador linear de última geração, que permite um tratamento menos agressivo ao organismo do paciente. “Também contamos com um importante ativo: o humano, parte essencial do processo”, completou.

Gradativamente, o volume de atendimentos cresceu e chegou a 54 por dia. De julho a dezembro, foram realizadas 1.431 aplicações de radioterapia. A unidade já dispõe de infraestrutura para a instalação de um segundo equipamento, que permitirá atender ao dobro de pacientes no futuro.

Hospital em números

cirurgias realizadas

internações, incluindo UTI, Hospital Dia e Unidade de Internação

diagnósticos por Imagem

No campo da Prevenção e Pesquisa, o hospital se associou a parceiros de instituições relevantes e participou de eventos internacionais e publicação de artigos científicos em importantes periódicos da área de oncologia.

O HFC tem buscado estimular o relacionamento com a comunidade científica, a academia e a sociedade, ciente da importância da troca de experiências para ampliar o conhecimento e aplicação de novas formas de tratamento do câncer.

Para saber mais, visite o capítulo  Pesquisa e Ensino deste relatório.