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Relatório Anual 2019

INÍCIO          MENSAGEM          INSTITUCIONAL          PESQUISA          PREVENÇÃO          TRANSPLANTE          HOSPITAL          DOAÇÃO          RESULTADOS

Relatório Anual 2019

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Comunicando esperança

Ao longo de 2019, a Fundação do Câncer fez da Comunicação uma grande aliada na missão de conscientizar a sociedade com informações atualizadas e relevantes sobre as boas práticas para a prevenção e o cuidado de diversos tipos de câncer.

A inovação ganha um significado ainda maior quando o assunto é Comunicação. Em 2019, houve reestruturação da antiga área de Marketing e Captação, que promoveu autonomia entre elas.

Com a mudança, o setor responsável por campanhas e ações de comunicação on e off-line e pelo diálogo permanente com os diversos stakeholders da Fundação do Câncer pôde se expandir e inovar mais. Assim, a Comunicação Institucional se estabeleceu e se firmou, tendo uma atuação especial na relação com os colaboradores por meio da comunicação interna e do endomarketing.

Um dos destaques desse trabalho foi a reformulação do boletim eletrônico interno, que promoveu engajamento e protagonismo dos times, com conteúdo exclusivo e participação dos colaboradores como fontes nas pautas. Ganhamos outros canais de comunicação, como murais, TVs corporativas e jogos interativos, entre outros. Tudo para mostrar que a Fundação valoriza sua equipe e possui um diálogo permanente com todos.

Conforme pondera Reinhard Braun, diretor de Produtos da Fundação, “ao longo do tempo, o trabalho da instituição passou a ser mais necessário e especialmente voltado para os públicos de maior vulnerabilidade social”. A preocupação dele está fundamentada nas estatísticas de incidência do câncer, que mostram um aumento na ocorrência da doença nas áreas mais carentes.

Diante disso, a Fundação buscou diversificar suas ações para atingir cada vez mais pessoas, com atenção especial para o público jovem e de regiões mais vulneráveis. “Isso motivou a escolha de parceiros que permitissem uma ampliação da presença e das ações de prevenção em bairros mais afastados e com menor índice de desenvolvimento humano (IDH)”, conclui Braun.

Com o reforço da divulgação das ações pela Assessoria de Imprensa e pelo Marketing Digital, a Comunicação alavancou um importante crescimento em relevância da marca Fundação do Câncer. Houve uma ampliação das vozes, presença e posicionamento perante a sociedade, com mais prestação de serviços e exposições positivas na grande mídia e nos veículos especializados.

Assessoria de Imprensa

Para fazer sua mensagem chegar mais longe, a Fundação dialogou com a imprensa em seus diversos meios e utilizou as mídias digitais para reforçar e amplificar seu discurso, assim como para engajar públicos heterogêneos com suas pautas. Isso resultou em 653 notícias sobre as atividades da instituição publicadas na imprensa nacional, com destaque para reportagens sobre combate ao tabagismo nas principais emissoras nacionais, como: Globonews, TV Brasil, Canal Futura, SBT, entre outras. No mesmo período, oncologistas da Fundação do Câncer concederam entrevistas esclarecendo a importância da prevenção aos tumores mais prevalentes, para jornais impressos de grande circulação como O Globo (RJ), O Dia (RJ), Correio do Estado (MS) e Folha de Pernambuco (PE). A mensagem de prevenção também chegou às principais rádios brasileiras, como a CBN, Band News e Rádio Nacional, com repercussão de Norte a Sul do país.

Marketing digital

O trabalho realizado nas redes sociais, com posicionamento informativo e preventivo, fortalece o objetivo institucional de fomentar a pesquisa e difundir a prevenção para controle do câncer. As mídias digitais divulgaram campanhas educativas de promoção da saúde, além de projetos de pesquisa e realização de eventos e parcerias no intuito de alertar, mas, sobretudo, de engajar diversos públicos sobre a importância de uma vida mais saudável como recurso para prevenção de tumores. As campanhas abordaram as principais datas de prevenção.

Comunicando em 2020

O planejamento no âmbito da Comunicação Institucional e Interna manterá o foco na reputação e imagem institucional, incluindo inovação, monitoramento e revisão de estratégias. Para se comunicar externamente, foi criado um Plano Estratégico de Relacionamento com os stakeholders buscando dar protagonismo à Fundação como entidade referência em Oncologia, tanto na grande mídia e em veículos especializados, como nas mídias digitais.

Comunicação em Números

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Campanhas de Mobilização

Veja a seguir os fatos sobre nossos principais projetos de mobilização no último ano

04 de fevereiro

Dia Mundial do Câncer 2019 – #EuSoueEuVou

A Fundação se tornou signatária da campanha mundial “World Cancer Day”, coordenada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). O conceito #EuSoueEuVou será trabalhado globalmente no triênio 2019-2021.

 

 

26 de março

Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Útero

Campanha “Forte é quem se cuida” reforçou a importância da vacinação contra o HPV, responsável pela maioria dos casos de câncer de colo de útero. O personagem Popeye foi símbolo da campanha, veiculada em painéis na Ponte Rio-Niterói e publicada na Revista Ecoponte em parceria com a concessionária.

07 de abril

Dia Mundial da Saúde – Programa Sexo Vital

Série no YouTube em parceria com a psicóloga e sexpert Tatiana Presser. O conteúdo, voltado para pacientes oncológicos ou em remissão, visa ajudá-los a reestabelecer uma vida sexual saudável e prazerosa, mesmo com a doença.

 

 

31 de maio

Dia Mundial sem Tabaco – Tradição contra o tabagismo

A estratégia foi reforçar a tradição no combate ao tabagismo, com a republicação das principais campanhas e avanços dos últimos anos, para estimular as pessoas a pararem de fumar e alertar para os riscos do fumo (incluindo o cigarro eletrônico). 

 

20 de julho

Dia do Amigo – Playlist Com Você Pela Vida

Parceria com a Radio Ibiza, a playlist transmite uma mensagem de esperança por meio da música a pacientes em tratamento de câncer. O projeto colaborativo foi disponibilizado gratuitamente no perfil da Radio Ibiza nas plataformas de música.

 

Outubro

Mês de Prevenção do Câncer de Mama

A ação Outubro + que Rosa envolveu uma ampla gama de atividades de prevenção e captação, como parcerias com marcas, lojas, shoppings e veículos de comunicação. A semana de atividades no Shopping Nova América foi o destaque na programação do mês.

Novembro

Mês da Saúde do Homem e Prevenção do Câncer de Próstata

O foco do mês foi a saúde masculina de forma mais ampla, abrangendo também orientações sobre cuidado e prevenção do câncer de próstata. A ação teve uma forte abrangência on-line e via parceria com mídias tradicionais para falar sobre o tema.

Dezembro

Dia de Doar

Ação global que vem ganhando força no Brasil, seu principal objetivo é estimular a cultura da doação, aproveitando o período pós-black friday. É um contraponto à cultura do consumo, convidando as pessoas a se engajarem no apoio às instituições que trabalham por causas sociais. 

Dezembro Laranja

Mês de Prevenção do Câncer de Mama

“Nesse verão, a escolha é sua” foi a mensagem para estimular um verão mais consciente. A parceria institucional com a Ecoponte possibilitou a veiculação de peças da campanha e painéis na rodovia e publicação na Revista Ecoponte.