Programa Nacional de Formação em Radioterapia promove mais um módulo sobre tumores de cabeça e pescoço | Fundação do Câncer
DOE AQUI

Programa Nacional de Formação em Radioterapia promove mais um módulo sobre tumores de cabeça e pescoço

Notícias

Dra. Raquel Guimarães durante apresentação sobre tumores de laringe

Entre os alunos, equipes completas formadas por médicos rádio-oncologistas, físicos-médicos, enfermeiros e técnicos em radioterapia, vindos de instituições de Minas Gerais (MG), Espirito Santo (ES), além do próprio estado do Rio de Janeiro (RJ). De Campos, município do estado do Rio de Janeiro, o médico Ronaldo Cavalieri participou pela primeira vez com a sua equipe. “Sou responsável pelo serviço no Instituto Oncobeda e achei ótima a ideia do formato de todos os especialistas juntos. Numa  ocasião anterior, veio outra médica, mas cabeça e pescoço é um assunto que me interessa muito e, por isso, resolvi participar”, disse Dr. Cavalieri.

Coordenadora da Residência Médica em Radioterapia do Inca e uma das professoras do curso, a rádio-oncologista Raquel Guimarães da Silva reforçou a importância do tema abordado, que tem sido cada vez mais incidente na população brasileira. “O número de pacientes com estes tipos de cânceres tem sido bastante representativo, especialmente os de boca entre os jovens, por conta do sexo oral desprotegido e a infecção pelo vírus HPV. Não é um tema fácil e considero que o debate foi excelente”, afirmou.

Alunos durante aula do módulo Tumores cabeça e pescoço, no Rio de Janeiro

Alunos durante aula do módulo Tumores cabeça e pescoço, no Rio de Janeiro