Programa Nacional de Formação em Radioterapia entrega a primeira turma de técnicos | Fundação do Câncer
DOE AQUI

Programa Nacional de Formação em Radioterapia entrega a primeira turma de técnicos

Notícias

O dia 15 de dezembro foi de emoção e de comemoração para os 19 técnicos da primeira turma do Programa Nacional de Formação em Radioterapia. Em cerimônia no Rio de Janeiro, os profissionais receberam o certificado de conclusão do curso e reforçaram o compromisso de retornarem à sociedade os conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos seis meses.

“Estamos muito felizes em honrar nossa parceria com Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica, do Ministério da Saúde, e com toda a sociedade brasileira, formando a primeira turma de técnicos em radioterapia. Esperamos que possam desenvolver o ofício com segurança e, principalmente, com atitude ética e profissional”, afirmou o coordenador científico do Programa, Professor Carlos Eduardo Almeida.

Os formandos são de diversos estados e retornam ao trabalho com a bagagem do conhecimento teórico e prático para o exercício da profissão. De São Luís, no Maranhão, Tolentino Ferreira, que trabalha no Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho, se emocionou ao falar sobre o retorno à sua cidade. “São Luís está realmente precisando de atendimento humanizado e de qualidade. Levo não somente o conhecimento, mas também a esperança de melhora da qualidade de vida das pessoas”, disse. 

Além de integrantes do Conselho de Curadores da Fundação do Câncer estiveram no evento a representante do Ministério da Saúde, Claudia Brandão Gonçalves Silva; a presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia, Valdenice Teodoro; a coordenadora adjunta Académica do curso, Tânia Aparecida Furquim; o coordenador de assistência do Instituto Nacional de Câncer, Gélcio Mendes; o coordenador do Ensino do Laboratório de Ciências Radiológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Antonio Peregrino; o coordenador do Laboratório de Ciências Radiológicas da Uerj, professor Luís Alexandre Gonçalves Magalhães.

O Programa Nacional de Formação em Radioterapia foi idealizado e desenvolvido na Fundação do Câncer em parceria com o Departamento de Ensino Inca e o Laboratório de Ciências Radiológicas da Uerj.  Para viabilizar a iniciativa, empresas e pessoas físicas fizeram doações com o incentivo fiscal do Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), do Ministério da Saúde.

RECONHECIMENTO

No mesmo dia, o coordenador científico do Programa, Carlos Eduardo Almeida, Ph.D., físico médico da Fundação e professor titular em Física Médica da Uerj,  recebeu a medalha Carneiro Felippe, concedida anualmente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), como reconhecimento aos 50 anos de trabalho dedicados às áreas nuclear e de física médica.

“Estou muito feliz. Particularmente, me orgulho pelo trabalho que realizo na área de Recursos Humanos, treinando muitos mestres, doutores e residentes para atuar com física médica, metrologia, radiações e suas aplicações. Essa tem sido a minha vida”, revelou, emocionado. 

Em sua carreira o Professor Carlos Eduardo já recebeu outros importantes prêmios pelo seu trabalho. Foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Radioterapia com a Medalha de Ouro. Recebeu, também, a Medalha Henri Becquerel, da Academia de Artes e Ciências da França, e o título de Fellow da Organização Internacional de Física Médica, sendo incluído na lista dos 50 físicos que mais contribuíram para a física médica nos últimos 50 anos.