Novembro Azul da Fundação do Câncer promove conscientização sobre a saúde do homem | Fundação do Câncer
DOE AQUI

Novembro Azul da Fundação do Câncer promove conscientização sobre a saúde do homem

Notícias

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Essa alta incidência é devida a fatores genéticos e ao aumento de idade da população, mas a displicência com a saúde masculina e, consequentemente, o diagnóstico tardio, é um fator que agrava o impacto a doença. Essa resistência gera desinformação e medo, que contribuem para manter o homem privado dos avanços da medicina. Para quebrar esse tabu que ameaça vidas, a Fundação do Câncer promove seu Novembro Azul reforçando que “para ser homem é preciso estar vivo”. A campanha, que tem como objetivo conscientizar esse público sobre a importância da promoção da saúde do homem e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, conta com postagens informativas em suas redes socais, ao longo de todo o mês, além de parcerias especiais para gerar ainda mais engajamento com a causa.

Ainda em 2018, são previstos mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata no país, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A estimativa se repete para 2019. Por causa da falta de informação, do medo e do preconceito sobre como lidar com a saúde, grande parte desses casos são diagnosticados tardiamente, o que causa mais complicações ao paciente. A realização de um simples exame de sangue, do exame de toque e visitas regulares ao urologista são determinantes para o diagnóstico precoce não só do câncer de próstata, mas de outras doenças, como por exemplo, diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias.

O movimento Novembro Azul, criado a partir do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro, foi pensado para mostrar a importância da detecção precoce do câncer de próstata. “Como esse câncer é silencioso na sua fase inicial, a única forma de diagnosticá-lo antes de haver metástase é indo ao médico e repetindo essa avaliação periodicamente. Quem aguarda algum sinal ou sintoma estará sempre atrasado, principalmente aqueles que têm parentes de primeiro grau com câncer de próstata ou de mama. Embora a maior parte das pessoas ainda não saiba, a ocorrência de câncer de mama em parentes de primeiro grau do sexo feminino também parece representar mais chances de desenvolvimento de câncer de próstata no homem”, esclarece o Dr. Valter Javaroni, urologista do Hospital Fundação do Câncer. O especialista reforça ainda que “o exame do toque retal é a única forma de avaliar a textura da glândula e identificar anormalidades como nódulos ou áreas endurecidas. É importante ressaltar que ele não pode ser substituído por outros exames de imagem, nem mesmo pela ressonância”.

A disfunção erétil, um dos sintomas que mais impacta na qualidade de vida do homem, também pode estar relacionada a problemas cardiovasculares e ao colesterol elevado, por exemplo. Dificuldade ou urgência repentina para urinar, incapacidade de controlar o fluxo urinário ou a sensação de que a bexiga não foi completamente esvaziada também podem ser indicadores de doenças da próstata, inclusive de câncer. Por isso, a recomendação é que homens a partir dos 50 anos procurem anualmente o urologista para realizar o exame de toque e o PSA. Aqueles que têm histórico de câncer de próstata na família devem realizar consultas anuais já a partir dos 40 anos de idade.

O Novembro Azul é mais uma ação de conscientização promovida pela Fundação do Câncer, que apoia as atividades do Programa Nacional de Controle do Câncer. O Programa estabelece e mantém uma política de prevenção, diagnóstico precoce e assistência homogênea para o país, já que o câncer é considerado um problema de saúde pública e sua incidência cresceu 20% na última década.

 

Parceiros unidos pela conscientização

                As redes de lojas Armadillo e Granado se juntam à Fundação para incentivar a conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem entre o público masculino. As marcas terão produtos com parte das suas vendas revertidas em doações. Na Armadillo, o item selecionado estará marcado na etiqueta. Já na Granado, o kit Essenciais do Atleta, composto por sabonete em barra, desodorante roll-on, desodorante aerossol para os pés e gel relaxante anticansaço, foi escolhido para participar da ação.

Repetindo a parceria iniciada no Outubro +que Rosa, a concessionária Ecoponte fará parte do Novembro Azul da Fundação do Câncer veiculando o material de conscientização nos painéis de informação da ponte Rio-Niterói ao longo de todo o mês. A ideia é despertar a atenção das 13,5 milhões de pessoas que passam pela via mensalmente, de acordo com a Ecoponte.

                Completando as ações, o Rotary Club de São Cristóvão receberá o Dr. Valter Javaroni, urologista do Hospital Fundação do Câncer, para uma palestra sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata.

Sobre a Fundação do Câncer

A Fundação do Câncer é uma instituição privada e sem fins lucrativos que há mais de 26 anos atua na pesquisa, prevenção e controle da doença. Localizada no Rio de Janeiro, também oferece assistência direta ao paciente, com tecnologia de ponta e atendimento humanizado, por meio do Hospital Fundação do Câncer, projetado para ser um centro de referência em oncologia no país. Algumas das principais iniciativas da Fundação são o desenvolvimento do Programa Nacional de Formação em Radioterapia, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e o Instituto Nacional de Câncer (Inca); o apoio ao Programa de Oncobiologia da Univesidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a gestão operacional do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Assessoria de Imprensa da Fundação do Câncer

Ketchum/JCM Comunicação

Ana Luísa Nunes – analuisa.nunes@jcmcom.com.br

Telefones: (21) 3747-1702 / (21) 98648-9998