DOE AQUI

Fundação do Câncer mobiliza a sociedade no controle da doença

Notícias

No dia 4 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Câncer. A campanha internacional criada pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) traz o mote “Nós podemos. Eu posso”, com o objetivo de reforçar a importância da sociedade no controle da doença. A Fundação do Câncer, membro da UICC, irá promover ações nas redes sociais para massificar informações sobre adoção de hábitos saudáveis, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

Referência nacional no combate ao câncer há mais de 25 anos, a Fundação do Câncer desenvolveu um teste de conhecimento para engajar a população.   O quiz intitulado “O que você sabe sobre câncer?”, traz oito perguntas e respostas sobre a doença e as formas de prevenção. Disponível em (https://www.cancer.org.br/o-que-voce-sabe-sobre-cancer).

A instituição também irá publicar dicas para uma vida saudável, nos canais Facebook (facebook.com/fundacaodocancer), Instagram e Twitter (fdocancer). Ainda nas mídias sociais, posts irão alertar sobre a necessidade de se falar, abertamente, sobre câncer e de compartilhar histórias de superação, a fim de reduzir o estigma em relação à doença.

“A sociedade precisa falar sobre o câncer, acabar com possíveis tabus. Prevenção e diagnóstico precoce são dois pilares importantes desta causa e a campanha para o dia 4 de fevereiro reforça isso: com informação e o engajamento de todos podemos mudar o panorama atual, em que muitas pessoas não recebem o diagnóstico precoce por falta de informação, medo de procurar ou dificuldade de acesso a um especialista. O diagnóstico precoce aliado ao tratamento adequado aumenta sobremaneira a chance de cura. A luta é diária e é de todos.”, afirma o oncologista clínico da Fundação, Frederico Müller.

O câncer é um problema de saúde pública mundial e sua incidência cresceu 20% na última década. No Brasil, é a segunda causa de mortes por doença, atrás apenas das ocorrências cardiovasculares. Para 2030, a expectativa, em todo o mundo, é de 21,4 milhões de novos registros e 13,2 milhões de óbitos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os países em desenvolvimento serão os mais afetados, incluindo o Brasil.

Sobre a Fundação do Câncer: A Fundação do Câncer é uma instituição privada e sem fins lucrativos que, há 25 anos, realiza ações estratégicas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil. Atua em promoção à saúde, diagnóstico precoce, assistência, cuidados paliativos, educação e pesquisa. A Fundação é responsável pelo desenvolvimento do Programa Nacional de Formação em Radioterapia, contemplado no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), do Ministério da Saúde, e é parceira do Instituto Nacional de Câncer (Inca) no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e no projeto de expansão da Rede Brasileira de Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (Rede BrasilCord)

Textual Comunicação (textual.com.br)  – +55 21 3206-6200

Débora Borges – deboraborges@textual.com.br/  +55 21 3206-6231

Andréa Copolilo – andreacopolilo@textual.com.br/  +55 21 3206-6219 e 99935-9541