Fundação do Câncer atualiza equipes em radioterapia do Norte e Nordeste do país | Fundação do Câncer
DOE AQUI

Fundação do Câncer atualiza equipes em radioterapia do Norte e Nordeste do país

Notícias

Turma do módulo Tumores de Mama e Ginecológicos, no Instituto do Câncer do Ceará (CE)

O Programa de Educação Continuada em Radioterapia retornou a Fortaleza, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, para atualização de médicos rádio-oncologistas, físicos, enfermeiros e técnicos. Realizado no Instituto do Câncer do Ceará (ICC), o módulo abordou como conteúdo principal tumores de mama e ginecológicos e contou com a participação de 88 profissionais vinculados a instituições de saúde públicas, filantrópicas e privadas credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

As aulas foram ministradas por 24 professores, destaques nas áreas, sob a coordenação da Dra. Célia Viégas, médica rádio-oncologista do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Ao todo, foram 40 horas de ensino teórico e prático.

Com metodologia inovadora, o curso vem promovendo a união de equipes multidisciplinares, permitindo que pontos comuns sejam identificados em relação aos diferentes papéis de cada um nas etapas do tratamento, minimizando riscos e elevando as taxas de cura.

Para o médico radioterapeuta Dr. José Luis Fuser, coordenador da radioterapia do Hospital São Carlos Saúde Oncológica, no Rio de Janeiro, o programa é imprescindível, pois leva educação de qualidade para todo o país. “Sabemos que há uma carência por reuniões científicas deste padrão pelo Brasil. Na região Sudeste é mais comum a realização de encontros deste tipo, mas o deslocamento nem sempre é possível para os profissionais. Promover atualização e dividir um pouco da nossa experiência nos dá grande entusiasmo”, afirmou.

Alunos durante aula do módulo Tumores de Mama e Ginecológicos

Alunos durante aula do módulo Tumores de Mama e Ginecológicos