O que é a Rede BrasilCord? | Fundação do Câncer
DOE AQUI

O que é a Rede BrasilCord?

Trata-se de uma rede de Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário que armazenam amostras doadas de sangue de cordão umbilical, rico em células-tronco capazes de produzir os elementos fundamentais do sangue, essenciais para o transplante de medula óssea. Criada em 2004, a Rede BraislCord possui 13 bancos, localizados em Belém (PA), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Lagoa Santa (MG), Rio de Janeiro (RJ), além de dois em São Paulo (SP).

Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Lagoa Santa (MG), Rio de Janeiro (RJ), além de dois em São Paulo (SP).

Desde 2006, a  Fundação do Câncer é a responsável pela gestão do projeto de ampliação desta Rede BrasilCord, com recursos do BNDES.

A terceira fase do projeto começou em julho de 2013. Nela, está prevista a construção de quatro novos bancos de sangue de cordão umbilical nas cidades de Manaus (AM), São Luís (MA), Campos Grande (MS) e Salvador (BA), totalizando 17 Bancos de Sangue de Cordão Umbilical.

Em um futuro próximo, outros centros estarão se integrando ao BrasilCord, realizando também coletas de sangue de cordão umbilical e placentário.

Saiba mais.


Category: Perguntas Frequentes sobre Câncer

← faqs