É seguro fazer as chamadas escovas progressivas, que contém formol? | Fundação do Câncer
DOE AQUI

É seguro fazer as chamadas escovas progressivas, que contém formol?

O formol (ou formaldeído) é extremamente prejudicial à saúde humana, mesmo em pequenas concentrações. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não existem níveis seguros de exposição à substância. O formol é considerado cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (Iarc), desde junho de 2004.

Após notícias sobre a contaminação de algumas marcas de leite,
a ANVISA divulgou, em 9 de maio de 2013, um comunicado alertando que o consumo do produto com presença da substância não é seguro, em nenhuma hipótese.

O que muitos não sabem, porém, é que o formol está presente em diversos produtos comuns no dia-a-dia das pessoas. A substância tóxica é encontrada, por exemplo, em alguns xampus, cremes para cabelo, desodorantes aerossóis, loções para a pele, maquiagens e removedores de cutícula. Além disso, materiais isolantes, compensados e tábuas finas, carpetes, tintas e vernizes, roupas e tecidos, fumaça do tabaco e alguns desinfetantes contêm também o formaldeído.

Para evitar os efeitos maléficos do formol no organismo, mantenha sua casa sempre bem ventilada, com as janelas abertas, e diminua a umidade do ar por meio de aparelhos de ar condicionado e desumidificadores.


Category: Perguntas Frequentes sobre Câncer

← faqs