Dicas de prevenção ao câncer de pele para os foliões | Fundação do Câncer
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Dicas de prevenção ao câncer de pele para os foliões

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O mês de fevereiro apresenta a maior festa popular do país: o Carnaval! Nessa época agitada, é importante não esquecer da saúde para a brincadeira não sair do ritmo. Entre um bloco e outro, é bom relembrar alguns cuidados para enfrentar a maratona de folia de forma saudável. Confira as dicas e recomendações da Fundação do Câncer para aproveitar o Carnaval com alegria e saúde:

  • Horários recomendados para exposição ao sol

Antes das 10h e após as 16h. Fora desses períodos, a radiação solar é muito perigosa, pois favorece o envelhecimento precoce e aumenta os riscos de desenvolver câncer de pele. Com o banho de sol nos horários recomendados é possível garantir um bronzeado bonito e saudável, além de uma boa absorção de vitamina D, que fortalece os ossos.

  • Cuidados na praia ou na avenida

Seja na praia, na avenida ou em qualquer local onde haja exposição ao sol, a proteção é sempre a melhor opção. Por isso, use sempre chapéus, bonés, roupas com proteção UV e guarda-sol (feito de algodão ou lona, evitando barracas de nylon). É essencial o uso de filtro solar com, no mínimo, FPS 30, contra radiação UVA e UVB, no corpo e nos lábios. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos durante as atividades de lazer ao ar livre e jornada de trabalho em locais abertos. A utilização de óculos escuros com filtro ultravioleta é importante para prevenir lesões oculares.

  • Profissionais que trabalham ao ar livre

Quem trabalha sob o sol é mais vulnerável ao câncer de pele do tipo não melanoma. Além dos cuidados básicos de proteção, durante o dia deve usar camisas de manga longa e calças compridas e, sempre que possível, buscar abrigo na sombra. O protetor solar deve ser repassado e vale ressaltar que, fora do prazo, eles não oferecem proteção.

  • Alimentação leve

Procure comer, no mínimo, cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes. Dê preferência a alimentos cozidos ou assados e inclua grãos, cereais integrais, leite e derivados desnatados em suas refeições. Evite alimentos industrializados, frituras, carnes processadas, defumadas, curadas e embutidos.

  • Tá com sede?

A hidratação é outro item bem importante. O corpo humano é formado por quase 70% de água, que facilita a absorção dos alimentos, diminui os riscos de infecções, pois desintoxica o organismo, e contribui no fortalecimento das defesas do organismo. Por isso, use e abuse de água e sucos naturais.