Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Cigarro eletrônico: parece inofensivo, mas não é.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde apontou que mais de 2 milhões de pessoas já usaram os chamados dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), sendo a maior prevalência entre jovens entre 18 e 24 anos. A pesquisa Covitel confirmou: um em cada cinco jovens, de 18 a 24 anos, usa cigarro eletrônico no Brasil. Por isso, a Fundação do Câncer se junta à Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e a Ecoponte para uma parceria em prol do combate ao fumo, especialmente ao uso de cigarros eletrônicos entre os jovens.

De acordo com a União Internacional para Controle do Câncer (UICC), da qual a Fundação do Câncer faz parte, o uso do tabaco está ligado a pelo menos 20 tipos de câncer. Por isso, conclamamos a sua instituição de ensino a entrar na campanha Cigarro eletrônico: parece inofensivo, mas não é. Precisamos do seu apoio para mobilizar toda a sociedade!

Vale destacar que:

⮞  A maioria dos cigarros eletrônicos possui nicotina, que é viciante. Os e-líquidos usados nos vaporizadores contêm quantidades significativas de produtos químicos tóxicos;

⮞ Um vaporizador de 1.500 tragadas equivale a 5 maços de cigarro tradicional;

⮞ Os jovens que fumam cigarros eletrônicos têm:

  • 42% de chances a mais de ter um infarto;
  • 50% mais probabilidade de ter asma;
  • Risco aumentado de pneumonia.

⮞ Os cigarros eletrônicos ou DEFs ou vapes ou pod ou e-cigarros:

  • Contém metal, plástico, baterias e circuitos;
  • Os resíduos do cigarro eletrônico não são biodegradáveis;
  • Os cartuchos ou dispositivos descartáveis geralmente se decompõem em micro plásticos e produtos químicos que poluem os cursos d’água.

Assista!

Cigarros eletrônicos viram moda e provocam epidemia de nicotina entre os jovens

Como participar?

Esta é uma campanha de orientação e não há custo para a sua universidade, faculdade ou centro universitário. Basta baixar as peças criadas para a campanha, associar a sua marca ao logotipo da Fundação do Câncer e de ANUP e entrar nessa grande mobilização pela saúde dos seus alunos.

No entanto, é preciso seguir algumas regras ao utilizar a sua marca nas peças:

  • O seu logotipo deve ser aplicado em negativo, ou seja, na cor branca, do lado inferior direito, abaixo da palavra “Apoio”.
  • Para que tenhamos unidade e integração na divulgação na campanha, sugerimos que as peças sejam utilizadas conforme o cronograma abaixo.

Sua instituição de ensino pode usar todas as peças, sem nenhum custo e sem alterar as peças criadas, e se beneficiar por participar de uma campanha de mobilização pela vida humana, o que gera empatia junto ao público em geral e interesse da imprensa, trazendo valorização para a sua marca.

A campanha também será divulgada por nossa assessoria para a imprensa. Pedimos que confirme a participação da sua instituição de ensino na campanha. Para isso, envie um e-mail para imprensa@cancer.org.br com cópia para anup@anup.org.br.

Contamos com a sua instituição para fazermos a diferença para a nossa sociedade. Vamos ajudar a combater esse mal. Ajude o Brasil a se livrar do fumo!