polen
Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Táxi Rio apoia ação convidando passageiros e motoristas a estenderem os braços   

Você sabia que o medo do contágio pela Covid-19 distanciou doadores e provocou uma queda preocupante no estoque de bancos de sangue públicos de todo o país?

Por esse motivo, a Fundação do Câncer lançou a campanha “Mesmo sem poder dar as mãos, podemos estender os braços” com o objetivo de conscientizar a população da importância da doação de sangue, especialmente, ao Inca.

A ação ganhou em junho um parceiro especial: a Taxi.Rio Cidades, aplicativo de mobilidade urbana da prefeitura. E é por isso que vocês, motoristas e passageiros do app, recebem esse nosso convite especial para doar sangue!

Os estoques abaixo do volume adequado podem impedir a realização de cirurgias, reduzindo as chances de sobrevivência de pacientes oncológicos, como alerta o diretor-executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni. “É importante que as pessoas venham doar sangue. A doação não aumenta o risco de contágio pela Covid-19 e sem o estoque adequado do seu banco de sangue o Inca perderia parte importante da sua capacidade de atendimento”, ressalta o oncologista.

Júlio Urdangarin, diretor-presidente da IplanRio, órgão da Prefeitura que gerencia a Taxi.Rio Cidades, afirma que essa parceria é vital para a manutenção dos níveis de bolsas de sangue nos hemocentros. “Tenho certeza que esse movimento vai mobilizar os amigos taxistas e usuários da plataforma em prol dos pacientes que precisam continuar o tratamento de câncer”, afirma.

Como doar ao Inca

As doações para o Banco de Sangue do INCA podem ser realizadas no Hospital do Câncer I, localizado na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, Centro do Rio. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h30 e sábados das 8h às 12h. Antes de ir até o local de doação é preciso fazer um agendamento através do telefone: (21) 3207-1064

Quem pode ser doador

Segundo o Ministério da Saúde, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com mais de 50 kg. Para doar, é necessário apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos precisam do consentimento formal dos responsáveis para fazer a doação, e pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

Preparação para a doação

Para doar é preciso estar alimentado, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

Quem não pode doar

Pessoas com febre, gripe, resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente; 

Para quem não mora no Rio de Janeiro

O site do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) conta com uma lista de Hemocentros de todo o Brasil. Lá, você pode filtrar pela sua região e ter acesso aos nomes, endereços e telefones dos bancos de sangue do seu estado. Acesse aqui a lista de hemocentros de todo o Brasil.