Nos ajude nessa causa DOE AGORA

O diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni e consultor médico da entidade, Alfredo Scaff, se reuniram com diretora da 3ª Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Cristiane Rose Jourdan Gomes, e sua Adjunta, Fabiana Barini Rodrigues Alves, de forma virtual em 8 de abril. Na pauta, os malefícios do uso de aditivos em produtos do tabaco à saúde e a necessidade de proibir sua comercialização, além da importância da renovação e manutenção do controle sanitário sobre a venda de cigarros e das advertências nas embalagens de cigarro.

“Nosso objetivo foi reforçar A disposição em contribuir para o combate ao tabagismo, a pesquisa e o controle do câncer, além de apresentarmos as ações que a Fundação tem realizado nesta área. Reafirmamos a preocupação com os Dispositivos Eletrônicos de Fumar (DEFs) que podeM causar a dependência da mesma forma que o cigarro tradicional e estimular a iniciação ao tabagismo entre os jovens. No entanto, a indústria tabageira busca aliar o uso dos DEFs à cessação do tabagismo”, destaca o epidemiologista Alfredo Scaff.

O cigarro é associado a cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão, órgão que é muito atingido pela dependência da nicotina e do consumo do tabaco aquecido. “Falamos sobre esses temas além de apresentar a Fundação como entidade privada e filantrópica, com destacada atuação no combate ao tabagismo no Brasil. Nos colocamos à disposição da Anvisa para parceria e atividades conjuntas”, destacou o diretor executivo da Fundação do Câncer.

Maltoni argumenta que a pandemia acabou interferindo para o tabagismo no país, o que pode trazer impacto para o Sistema Único de Saúde. “Pesquisas já registraram que fumantes e ex-fumantes apresentam mais complicações da Covid e, também, que algumas pessoas voltaram a fumar devido a ansiedade provocada pelo isolamento social e a crise socioeconômica gerada pela pandemia. Todo o sistema de saúde precisa continuar com as campanhas de alerta à saúde. É preciso agir e seguir trabalhando, dialogando e nos colocando disponíveis aos órgãos de controle e para o benefício de toda a sociedade”, concluiu Maltoni.

Compartilhe