Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Fundação do Câncer e Ecoponte renovam parceria com ação de prevenção à COVID-19

Campanha tem como foco pacientes com câncer, que são mais vulneráveis ao novo coronavírus

O enfrentamento da pandemia do novo coronavírus tem mobilizado iniciativas públicas e privadas em todo o mundo, em parcerias que visam conscientizar a população e ajudar a proteger os mais vulneráveis, especialmente. É o caso da mais nova ação conjunta entre Fundação do Câncer e a Ecoponte, concessionária responsável pela Ponte Rio-Niterói, que lançaram a campanha “Sua casa é a grande aliada da sua saúde”, reforçando que as pessoas com câncer só devem sair para dar continuidade aos seus tratamentos.

Desde o início de abril, as instituições passaram a divulgar uma mensagem especial para os pacientes em tratamento oncológico, que fazem parte do grupo de risco e precisam ser especialmente protegidos da COVID-19. Foram instalados dois painéis ao longo da Ponte Rio-Niterói – um em cada sentido de tráfego. Além disso, os sites e redes sociais das instituições estão reforçando a importância das medidas de prevenção.

O cirurgião oncológico e diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni Junior, explica a importância da comunicação direta com esse público. “Os pacientes com câncer têm sistemas imunológicos enfraquecidos pela doença ou pelos tratamentos. Os efeitos imunossupressores podem ser de longo prazo, ou seja, eles não cessam com a conclusão da radioterapia, da quimioterapia ou após a cirurgia. Por isso, é tão importante proteger essas pessoas”.

Os cuidados com o contágio pelo vírus SARS-Cov2 são os mesmos para qualquer cidadão, contudo, o risco para o paciente oncológico está na forma como a doença vai evoluir em seu organismo, conforme explica o epidemiologista e consultor médico da Fundação, Alfredo Scaff. “Se uma pessoa com câncer é exposta ao coronavírus e adoece, ela terá, provavelmente, uma forma bastante agressiva da doença em razão das condições de imunossupressão do seu organismo”.

Para Luiz Cláudio Costa, coordenador de Comunicação da Ecoponte, o atual momento de emergência em saúde exige o engajamento de todos. “A situação demanda a mobilização da sociedade para a contenção da COVID-19. Por isso, disponibilizamos nossos espaços com grande visibilidade e contamos com expertise técnica da Fundação do Câncer em mais uma ação de responsabilidade social. Assim, potencializamos nossa parceria com um objetivo maior:  sensibilizar a sociedade e salvar vidas”.

Fique bem informado