Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Lançada em maio, por ocasião do Dia Mundial sem Tabaco, a Cartilha para Parar de Fumar, projeto da Fundação do Câncer, já ajudou em torno de 500 pessoas a deixarem a dependência do cigarro. A força de vontade destas pessoas, que resulta na vitória para a saúde, ocorreu em um período em que os riscos para os tabagistas devem ser evitados, já que a chance de agravamento da Covid-19, é grande para este grupo da população.

Na pauta da Fundação do Câncer, além dos temas cujos debates e análises vem liderando, como a vacinação contra o HPV e a prevenção ao câncer de colo de útero, estão questões factuais ligadas ao tabagismo. Como são os casos de fumo passivo, tributação e legislação sobre cigarros e a venda de Dispositivos Eletrônicos de Fumar(DEFs). O diretor-executivo da entidade e cirurgião oncológico, Luiz Augusto Maltoni, participou no dia 26 de agosto, da Audiência Pública pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado em 29 de agosto. O debate foi promovido pela Câmara dos Deputados. “São várias as frentes em que devemos atuar, especialmente devido ao fato da indústria trazer constantemente novos artifícios contra as campanhas de cessação. Os DEFs não servem para tratar a dependência, eles causam dependência e trazem muitos riscos para a saúde”, destaca Luiz Augusto Maltoni.

São considerados tabagismo o consumo de cigarros comuns, além da utilização de narguilés, dos Dispositivos Eletrônicos de Fumar (DEFs), incluindo os vaporizadores de nicotina seria uma solução para a dependência química, mas esse é só mais um artifício absurdo de quem tenta convencer o mundo de que fumar não faz mal.

Recomendamos que as pessoas não acreditem nisso e busquem tratamento. No Sistema Único de Saúde, o SUS, ele é gratuito”, conclui Maltoni. Através do telefone 136, a população pode obter mais informações sobre tratamento no SUS.

O objetivo da entidade com o lançamento da cartilha, foi incentivar e oferecer apoio às pessoas que desejam dar os primeiros passos rumo à cessação do tabagismo.

Foram feitos na página da entidade 4.600 downloads da cartilha. “Um levantamento entre os interessados na cartilha apontou que cerca de 500 pessoas pararam de fumar com a ajuda do material educativo. É importante que a população receba a informação correta. Também é preciso alertarmos para o fato de que todas as formas de uso do tabaco podem elevar o risco de desenvolver Covid-19, especialmente para complicações de quadros mais graves e potencialmente fatais”, enfatiza Maltoni.

Compartilhe