Nos ajude nessa causa DOE AGORA
A próstata é uma glândula masculina na parte abaixo do abdômen. Tem a forma de maçã e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.
 
Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para exames de rotina. Os sintomas são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato. Quem tem histórico familiar da doença deve informar.
 
O toque retal é o teste mais utilizado, apesar de somente a porção posterior e lateral da próstata poder ser apalpada. É recomendável fazer o exame PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar aumento de proteína produzida pela próstata, o que seria indício da doença. Para o diagnóstico preciso, é necessário analisar parte do tecido da glândula com biópsia.
 
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos ocorrem em homens com  mortalidade reduzida, mas, no Brasil, é a quarta causa de morte por câncer.
 
O médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença com metástase, o tratamento escolhido é a terapia hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Fonte: INCA

Compartilhe