Nos ajude nessa causa DOE AGORA

Em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Fundação traz para você algumas dicas simples para prevenir a doença

Você sabia que a adoção de hábitos simples e saudáveis pode ajudar a prevenir o câncer? Com o intuito de conscientizar e alertar a população sobre a doença, foi instituído, em 27 de novembro de 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A Fundação do Câncer separou para você algumas dicas que podem contribuir para redução dos riscos da doença. Confira abaixo:

#1. Não fumar

Ao fumar, são liberadas mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, que são inaladas por fumantes e não fumantes. Além do câncer, a fumaça do cigarro pode causar várias doenças também em quem não fuma. Só para exemplificar podemos citar as doenças respiratórias e as doenças cardíacas.

#2. Evite bebidas alcoólicas

O consumo em excesso do álcool está associado a mais de 200 doenças como cardiovasculares, mentais e hepáticas. Além disso, aumenta o risco de vários tipos de câncer, como o de boca, esôfago, fígado e mama.

#3. Alimentação saudável

Prefira frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, leite e derivados desnatados, menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Evite frituras e alimentos com alto teor de açúcar.

#4. Atividade física

Pratique por 30 minutos diários, de forma leve ou moderada alguma atividade física. Faça escolhas simples, como trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, ou descer do ônibus alguns pontos antes ou depois do local de destino.

#5. Manter um peso saudável

Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer e outras doenças.

#6. Exames preventivos

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual e com idade entre 25 e 64 anos deve fazer o exame preventivo ginecológico (Papanicolau). Acima dos 40 anos, é importante realizar mamografia anualmente, mesmo que não haja sintomas. Entre os homens, a partir dos 40 anos de idade com fatores de riscos, ou aos 50 anos, quando não apresentam histórico familiar da doença, devem procurar anualmente o médico Urologista para a realização do exame de toque, importante para avaliar alterações na glândula, bem como o exame de PSA, que acompanha as alterações específicas da próstata. E, para ambos os sexos, também a partir dos 50 anos, é recomendado o exame de sangue oculto nas fezes para a prevenção de câncer colorretal.

#7. Exposição ao sol

Evite exposição prolongada entre 10h e 16h, que pode ser bastante perigosa para o envelhecimento precoce, bem como aumentar o risco de câncer de pele. Use sempre proteção adequada – chapéu, barraca e protetor solar.

#8. Higiene oral

Faça diariamente a higiene oral (escovação dos dentes e da língua) e consulte o dentista regularmente.

#DiadeDoar – Por que é importante doar?

Ser um doador da Fundação do Câncer é uma das formas de colaborar com a disseminação de informações sobre prevenção e tratamento da doença. É por meio das doações que a Instituição consegue dar continuidade nas ações, eventos e campanhas de conscientização, como o Outubro + que Rosa e, agora, a campanha do Novembro Azul. Deseja ajudar? Clique aqui para saber como fazer a sua doação.

Compartilhe