RIO DE JANEIRO GANHA O HOSPITAL FUNDAÇÃO DO CÂNCER | Fundação do Câncer
DOE AQUI

RIO DE JANEIRO GANHA O HOSPITAL FUNDAÇÃO DO CÂNCER

Notícias

Unidade possui toda estrutura focada nos cuidados ao paciente e atendimento à família, aliando serviço humanizado e tecnologia de ponta

Reconhecida nacionalmente pelas ações que promove, há 25 anos, para a prevenção e o controle do câncer no Brasil, a Fundação do Câncer amplia sua atuação e inaugura o Hospital Fundação do Câncer, no Méier, bairro localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. A unidade, especializada em oncologia, foi projetada para ser um centro de referência e oferecer assistência completa aos pacientes.

“O Hospital Fundação do Câncer nasce com a filosofia de ofertar atenção oncológica integrada, aliando tecnologia de ponta e humanização dos serviços. Acreditamos em uma medicina que reaproxima os médicos dos pacientes”, afirma Dr. Marcos Moraes, presidente do Conselho de Curadores da Fundação.

De acordo com o diretor do Hospital, o cirurgião oncológico e mastologista Carlos Frederico Lima, a assistência complementa a atuação da Fundação, ao lado do ensino e da pesquisa, e terá papel fundamental para o controle do câncer no país.

“Teremos a linha completa de atendimento à doença, desde o diagnóstico. Tanto pacientes quanto familiares merecem ser bem tratados. Vamos oferecer um atendimento mais acolhedor, buscando sempre a excelência no tratamento oncológico no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil”, afirma Carlos Frederico.

Com equipamentos de última geração e corpo médico altamente qualificado, o Hospital Fundação do Câncer já nasce com planos audaciosos. As metas do hospital incluem a conquista da certificação internacional de qualidade. Para isso, está sendo realizado um amplo trabalho de gestão de processos, com a criação de oito comissões de qualidade, como as de controle de infecção hospitalar e segurança do paciente. O objetivo é conferir à unidade padrão internacional de atendimento e ratificar o compromisso da Fundação em buscar continuamente a melhoria dos serviços.

Estrutura e serviços

O Hospital Fundação do Câncer oferecerá, em um só lugar, infraestrutura completa para o tratamento multidisciplinar no combate ao câncer. A unidade possui 7.400 metros quadrados de área construída, quatro salas cirúrgicas, 14 consultórios, e mais de 80 leitos, incluindo internação e Day Clinic. Em pleno funcionamento, contará com aproximadamente 450 colaboradores e a estimativa é que sejam realizadas cerca de 6.000 consultas, 7.000 exames de diagnóstico (imagem e endoscopia) e 420 cirurgias por mês.

Entre os serviços prestados estão: atendimento ambulatorial; Day Clinic; diagnóstico por imagem (endoscopia digestiva alta e baixa, ressonância magnética, radiografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e mamografia digital com tomossíntese); laboratório de análises clínicas; pronto atendimento 24 horas; agência transfusional; farmácia clínica; quimioterapia; radioterapia; cirurgia oncológica; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cuidados paliativos.

“O diferencial na linha de cuidados ao câncer é a etapa do diagnóstico e, por isso, fizemos um grande investimento nessa área. O câncer é uma doença tempo-dependente, ou seja, quando detectado na fase inicial, as chances de cura aumentam consideravelmente”, destaca Carlos Frederico Lima.

O Hospital terá, a partir de 2018, o tratamento de radioterapia com equipamentos modernos. São dois aceleradores lineares para tratamentos em 4D (em quatro dimensões), IMRT (de intensidade modulada) e VMAT (arcoterapia volumétrica modulada). As máquinas são as mais modernas no mercado e têm possibilitado avanços significativos, com precisão milimétrica da região a ser tratada.

Fundação do Câncer

A Fundação do Câncer é uma instituição privada e sem fins lucrativos que, há mais de 25 anos, realiza ações estratégicas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil. Atua em promoção à saúde, diagnóstico precoce, assistência, cuidados paliativos, educação e pesquisa. A Fundação, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), é responsável pelo desenvolvimento do Programa Nacional de Formação em Radioterapia, contemplado no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), do Ministério da Saúde.

A instituição também é parceira em diversos projetos de instituições importantes, como o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e no projeto de expansão da Rede Brasileira de Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (Rede BrasilCord), além da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Programa de Oncobiologia.

Informações:  Textual Comunicação (textual.com.br)  – +55 21 3206-620

Débora Borges – deboraborges@textual.com.br/  +55 21 3206-6231

Andréa Copolilo – andreacopolilo@textual.com.br/  +55 21 3206-6219 e 99935-9541