FORMATURA DA SEGUNDA TURMA DE TÉCNICOS

Vinte profissionais de radiologia receberam o título de técnicos em Radioterapia pelo Programa Nacional de Formação em Radioterapia. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no Rio de Janeiro (RJ) e contou com a participação do presidente do Conselho de Curadores da Fundação do Câncer, Marcos Moraes, do diretor executivo da Fundação, Luiz Augusto Maltoni, do coordenador científico do Programa, Professor Carlos Eduardo de Almeida, além do presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter), Manoel Benedito Viana Santos e do diretor de Ensino do Inca, Mauro Musa Zamboni.

AULA INAUGURAL DA TERCEIRA TURMA DE TÉCNICOS

Vinte e um alunos da terceira turma de Técnicos em Radioterapia participaram de uma ambientação na sede da Fundação do Câncer, na cidade do Rio de Janeiro. A aula inaugural foi da professora de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Samara Machado, e abordou célula humana.

FUNDAÇÃO MARCA PRESENÇA EM CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

A Conferência Internacional de Avanços em Radioterapia traz o que há de mais inovador na área e reúne anualmente as principais organizações do setor. Nesta edição, o evento aconteceu em Viena, na Itália, e o Programa Nacional de Formação em Radioterapia foi destaque como melhor projeto da América Latina em radioterapia, pela Associação Latino-Americana em Física-Médica.

RÁDIO-ONCOLOGISTAS PASSAM POR ATUALIZAÇÃO EM CÂNCER DO APARELHO DIGESTIVO

Rádio-oncologistas de diferentes estados passaram pelo quinto módulo do curso de atualização para médicos do Programa Nacional de Formação em Radioterapia. O tema em foco foi câncer do aparelho digestivo e contou com o professor Neiro Waechter da Motta, chefe do serviço de Radioterapia do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), como coordenador do módulo.

FÍSICOS-MÉDICOS PARTICIPAM DE MÓDULO SOBRE DOSES DE RADIAÇÃO

Profissionais de todo o Brasil participaram de mais um módulo do curso de atualização para físico-médicos. Do Hospital Sírio Libanês (SP), o físico-médico sênior Wellington F. Pimenta Neves Junior esteve à frente do módulo, que abordou o desenvolvimento de técnicas tridimensionais e modulação de intensidade do feixe IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada) e VMAT (Arcoterapia Volumétrica Modulada), práticas responsáveis por grandes avanços nos tratamentos aos pacientes oncológicos.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM RADIOTERAPIA

O Programa Nacional de Formação em Radioterapia, desenvolvido pela Fundação do Câncer, iniciou hoje sua segunda fase de atuação, no Rio de Janeiro. Com o modelo de educação continuada, 76 profissionais de 19 instituições do Espírito Santo e Minas Gerais e do próprio Rio de Janeiro participaram de atualização em radioterapia no módulo com foco em tumores de mama e ginecológicos. O professor Carlos Eduardo Almeida, coordenador científico do Programa, destacou a importância das aulas conjuntas para médicos rádio-oncologistas, físicos-médicos, técnicos e enfermeiros, em uma ação multidisciplinar que promove uma melhor comunicação entre os membros da equipe, de forma a garantir a qualidade do tratamento de pacientes.


Erratas

Informativos