COM VOCÊ, PELA VIDA

Ano IX - Nº 103 - Dezembro 2017

Que venha 2018!

2017 foi um ano desafiador. Em maio, inauguramos o Hospital Fundação do Câncer com o compromisso de oferecer assistência integral aos pacientes. Em seis meses, o Hospital vem realizando exames de diagnóstico e direcionamentos de forma rápida e eficiente. A ala da Radioterapia está prevista para ser inaugurada no segundo semestre do ano que vem. Com isso, o Hospital disponibilizará a linha completa para o tratamento da doença.

O Programa Nacional de Formação em Radioterapia encerra o ano capacitando, até o momento, mais de 700 profissionais de diversos estados brasileiros, entre técnicos, médicos radio-oncologistas e mestres em física médica, todos vinculados a estabelecimentos de saúde públicos, filantrópicos ou privados, que oferecem atendimento via SUS.

Também foi um ano importante na área de transplante de medula óssea para a Fundação.

Começamos a entrega da fase 3 do Projeto de Expansão da Rede Brasileira de Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário, Rede BrasilCord, com a inauguração do Centro de Processamento Celular do Maranhão, em São Luís. Este é o 14º Centro a ser entregue, de um total de 16. Os demais estão previstos para o próximo ano nas cidades de Manaus (AM) e Campo Grande (MS).

O Redome, Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, conquistou prêmio internacional. Com o tema “Atualize seu cadastro. Você pode salvar uma vida”, venceu o Grand Prize 2016, concedido pelo World Marrow Donor Association (WMDA), em português, Associação Mundial de Doadores Medula Óssea, a ação foi desenvolvida como forma de celebração pelo Dia Mundial do Doador de Medula Óssea (setembro). O Redome foi o único do mundo a trabalhar a conscientização sobre importância de se manter os dados atualizados e concorreu com os registros de Singapura e Israel.

Essas conquistas solidificam a importância da atuação da Fundação, responsável pela gestão, operacionalização do projeto de expansão da Rede BrasilCord e do Redome.

Em paralelo, tivemos diversas mudanças na estrutura interna da Fundação, como a atualização do Planejamento Estratégico e a revisão da política de cargos e salários. Além disso, reestruturamos a área de Captação de Recursos com a implementação de um novo projeto, que vem sendo desenhado por consultoria especializada neste tipo de ação. 

Em mais um ano, a Fundação vem realizando ações voltadas para o controle do câncer no país e vem se solidificando como referência na área oncológica. 


Mesmo com boas notícias, sabemos que ainda há muito a ser feito. 

Nos preparamos para um 2018 com novos desafios e contamos com vocês nesta caminhada. 

Um forte abraço, 

 

Luiz Augusto Maltoni Jr.

Diretor executivo da Fundação do Câncer

 

Ver este email no seu navegador.