Caso não consiga visualizar essa newsletter, clique aqui.

Com você, pela vida
20 anos da Fundação do Câncer
 

É com muito orgulho que vejo a Fundação do Câncer comemorar em 2011 os seus 20 anos. Ao longo de nossa trajetória, colaboramos ativamente no combate ao câncer e no crescimento contínuo do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que hoje é referência internacional.

 

As muitas conquistas alcançadas nos motivam a reafirmar o nosso compromisso com a causa. Estamos certos de que ainda temos muito mais a fazer, pois o câncer já é a segunda causa de morte no Brasil e a primeira em vários países desenvolvidos.

 

Dentre as conquistas recentes destacamos a expansão da Rede BrasilCord, que até o final de 2011 contará com oito novos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário. Uma nova expansão, que prevê quatro novas unidades nas cidades de Salvador, Manaus, São Luiz e Campo Grande, terá início ainda este ano.

 

Vamos ampliar as nossas ações de mobilização para prevenção do câncer. A nossa meta é conquistar cada vez mais o apoio da sociedade à nossa causa.

 

Tão importante quanto prevenir e detectar precocemente a doença é o investimento na qualidade de vida daqueles que estão foras das possibilidades terapêuticas. Por esta razão, neste ano vamos desenvolver uma unidade de cuidados paliativos voltada para esses pacientes. Tudo isso reafirma o nosso compromisso com o controle do câncer no Brasil, em todos os níveis. Esperamos continuar contando com a sua participação.

Jorge Alexandre dos Santos Cruz

Superintendente da Fundação do Câncer

 
Notas

Campanha de Natal entrega mais de 3 mil cartões
por todo o Brasil


Cartão de Natal
 

A Fundação do Câncer entregou 3.124 cartões de Natal, sendo 750 impressos e 2.374 virtuais, na campanha de Natal realizada em dezembro para arrecadar fundos para a Pediatria do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Na ação, o doador escolhia na Internet entre dois modelos de cartão de Natal e a opção de entrega, pelos Correios ou web, e em seguida fazia doações a partir de R$ 5. A Fundação se responsabilizou pela entrega. Os cartões foram encomendados por pessoas de todo o Brasil. A versão impressa, por exemplo, atingiu cidades como Jaboatão dos Guararapes (PE), Curitiba (PR) e Rio Branco (AC), entre outras. Os recursos serão destinados à Pediatria.

Saiba mais

 

BrasilCord


Em fevereiro, a Fundação do Câncer apresentará ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o Projeto Básico da próxima etapa da expansão da Rede Brasileira de Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BrasilCord - Fase III). Esta fase consiste na construção de mais quatro unidades: Manaus (AM), São Luiz (MA), Campo Grande (MS) e Salvador (BA). O custo total dos novos bancos está orçado em R$ 20 milhões. A avaliação final do BNDES está prevista para abril deste ano com o início das atividades estimado para maio/junho.

 

Ampliação do Conselho


A Fundação do Câncer vai submeter ao Ministério Público (MP) um pedido de alteração no Estatuto Social da instituição. O objetivo é ampliar o número de conselheiros do Conselho de Curadores, de 11 para 13. Caso seja aprovada a alteração, os novos nomes escolhidos são os do economista e ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga Neto, e o do empresário e Presidente do Conselho de Curadores do Hospital A.C. Camargo, José Ermínio de Moraes Neto.

 

“A alteração estatutária deve ser aprovada pelo MP. Os conselheiros funcionam como representantes, a voz da sociedade civil organizada. Além disso, os novos nomes possuem uma grande notoriedade em suas áreas de atuação e poderão contribuir efetivamente com as ações que desenvolvemos”, destaca o gerente executivo da Fundação do Câncer, Renato Achutti. A mudança estatutária foi aprovada na reunião conjunta dos Conselhos – de Curadores, Diretor e Fiscal – realizada no último mês de dezembro.
Saiba mais

 

Prevenção do câncer


O câncer pode ser prevenido. Esta é a mensagem da campanha que a Union for International Cancer Control (UICC) promove no próximo Dia Mundial Contra o Câncer, em 4 de fevereiro. Para celebrar a data, a Fundação do Câncer convoca as pessoas a aderirem à Declaração Mundial do Câncer, assinando o manifesto elaborado pelo UICC como uma forma de pressionar a comunidade internacional a ter mais atenção à causa câncer. O documento será apresentado em setembro deste ano nas Nações Unidas.
Saiba mais e assine

 

Novo número


Ana Carolina Martins

Entrou em funcionamento no último dia 12 o novo número de atendimento exclusivo ao doador da Fundação do Câncer: 4004-2508. Quem cuida deste atendimento é a assistente de Relações Institucionais, Ana Carolina Martins. Ela é responsável por esclarecer as pessoas sobre a atuação da instituição e informar os principais projetos realizados para prevenção e controle do câncer, além de cuidar da atualização do cadastro de doadores e acompanhar as doações. O novo canal de relacionamento com os doadores busca estreitar os laços e aproximar ainda mais a Fundação da sociedade.

Saiba mais

 

Assista


Está no site da Fundação do Câncer o vídeo da cobertura da II Corrida e Caminhada Com você, pela vida – Doe Medula Óssea, realizada no último mês de dezembro. O evento que acontece anualmente tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de medula óssea. Atualmente, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) possui 2 milhões de voluntários cadastrados e é o terceiro maior registro do mundo, atrás apenas dos EUA e da Alemanha. Em 2010, dois terços dos transplantes de medula realizados no Brasil foram feitos por meio de doadores cadastrados no Redome. Clique aqui para assistir ao vídeo.

Clique aqui para assistir ao vídeo

 
Parceiros do evento
Parceiros
A Fundação do Câncer Projetos Eventos Indique essa newsletter Twitter Orkut Facebook Clique para Doar

Doações: 4004-2508 | www.cancer.org.br/doacoes.php

Expediente: Boletim eletrônico mensal da Fundação do Câncer

Coordenação editorial: Claudia Gomes, Diogo Mendonça e Renato Achutti

Redação e edição: SPS COMUNICAÇÃO

Diagramação: Prodweb

Política de Privacidade, clique aqui

Caso não deseje mais receber esse boletim, clique aqui e envie mensagem com o assunto "Remover".